Cartola – uma sobremesa tipicamente pernambucana

Sempre que algum parente vem me visitar aqui no Rio e me pergunta se quero alguma coisa de Recife, digo logo: queijo coalho, queijo manteiga e carne de sol. O queijo manteiga é usado única e exclusivamente para fazer Cartola na minha casa, uma sobremesa muito popular na minha terra. Recentemente, encontrei este queijo pra vender no Largo do Machado, um senhorzinho que vende produtos nordestinos, tipo queijos, goma de tapioca, rapadura, essas coisas maravilhosas que o Nordeste produz. Também já vi em algumas feiras livres, aqui em Botafogo por exemplo.

Quando penso numa sobremesa que é a cara de Pernambuco, penso nesta. Muitos restaurantes a servem e um dos mais tradicionais é o Restaurante Leite, que serve uma Cartola impecável. Esse restaurante existe no centro de Recife desde 1882, é português e obrigatório para quem vai visitar minha cidade natal.

Cartola à moda de Pernambuco

Cartola à moda de Pernambuco

É uma receita muito simples de fazer, e já existem até algumas variações. No Restaurante Oficina do Sabor, em Olinda (cidade vizinha a Recife), do Chef César Santos, há uma variedade da Cartola feita com queijo coalho e mel de engenho. Ao menos havia, quando lá estive há uns 10 anos…

Segue a minha receita de Cartola:

(para duas pessoas)

Ingredientes

  • 2 bananas pratas grandes
  • manteiga ou margarina q.b. para fritar as bananas
  • 2 fatias de queijo manteiga de 0,5 cm mais ou menos (a área tem que ser suficiente para cobrir quatro fileiras de bananas)
  • 2 colheres sopa cheias de açúcar
  • 1 colher chá de canela em pó

Modo de preparo:

1) cortar as bananas em duas metades, pelo comprimento e fritá-las na manteiga, em panela antiaderente, dos dois lados, até que fiquem douradas.

2) colocar 2 metades, lado a lado em dois pratos e reservar.

3) fritar o queijo (pode ser na mesma frigideira) utilizando manteiga. Quando ele está bem firme, irá dourar sem derreter muito, o que é o ideal. E forma umas casquinhas deliciosas!

4) colocar o queijo assado por cima das bananas de forma que fiquem bem cobertas por ele.

5) misturar em uma xícara o açúcar com a canela e espalhar sobre o queijo. Servir quente.

O queijo manteiga, como o próprio nome já diz, tem sabor bem amanteigado, é um queijo gorduroso, com textura macia. Feito com leite de vaca, é cozido por algumas horas de forma ainda bem artesanal, muitas vezes na lenha, até obter o ponto ideal.

Tenho certeza que fará sucesso em sua casa!

Cartola pernambucana

Cartola pernambucana

Outra sobremesa muito famosa é o Bolo Souza Leão, que tem o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco – outorgado pela Lei nº 357 de 2007. Mas nunca tentei fazer um. Lá em casa comprávamos sempre na Casa dos Frios, o melhor de todos que já comi na vida.

É também imperdível o Bolo de Rolo, que era vendido aqui no Rio de Janeiro, na loja de vinhos Confraria Carioca, em Botafogo, mas soube que deixaram de vender. Sempre que vou a Recife, passo na Casa dos Frios. Mas se você não mora e não pode ir até Recife, compre o bolo de rolo pelo site da Casa dos Frios.

Qualquer dia desses vou tentar fazer um desses bolos para contar aqui no Blog!

 

12 pensamentos sobre “Cartola – uma sobremesa tipicamente pernambucana

    • Oi marilenne!! Também tenho muito orgulho de ser pernambucana! E também não deixo de comer a original cartola quando vou à Recife. Aproveito sempre e trago na minha mala um pedaço de queijo manteiga pra fazer cartola aqui no Rio, rsrsrs.
      Bjss, Lu

  1. Pingback: Receita de cartola: aprenda a preparar o doce típico pernambucano

  2. Pingback: Receita de cartola: aprenda a preparar o doce típico pernambucano | Correio DF

Deixe um comentário