A pasta de curry amarelo é muito utilizada na Tailândia (e em diversos outros países asiáticos, como Vietnã, Laos, Índia, etc) e leva diversos ingredientes, como alho, chili (pimenta), lemon grass (capim limão), gengibre, cúrcuma e outros. Experimentei muitos pratos feitos com este curry, e com os currys “vermelho” e “verde”. Cada pasta com seus ingredientes específicos que lhes conferem cores e sabores diversos. O amarelo é o que arde menos e ainda assim, haja água (ou melhor, cerveja gelada) pra aplacar o fogo na hora que você estiver comendo, rsrsrs. Antes de sair da Tailândia, em Bangkok, onde passamos nossos 2 últimos dias, entrei num supermercado gourmet sensacional e comprei alguns pacotinhos de currys e outras coisinhas mais, tipo noodles (macarrão de arroz), lemon grass e pimentas.
Mas então… no post anterior falei de um camarão que comi em Railay Beach (veja post), e lembrei dos currys que eu havia comprado em Bangkok. Resolvi então me aventurar na cozinha sábado passado e peguei um livro extraordinário que ganhei de presente de minha irmã ao voltarmos de viagem. Dei uma pesquisada e escolhi uma receita de curry com camarões, prato muitíssimo comum lá. Este livro é praticamente uma bíblia da cozinha tradicional da Tailândia. O bom, era que eu já tinha em casa o principal ingrediente que era o curry. Precisava de mais alguns poucos itens, como o tomate cereja e as ervilhas tortas.
Tudo pronto, vamos lá para a receita (já com minhas próprias adaptações!):
Camarão com curry amarelo
Ingredientes:
-1 kg de camarões descascados e limpos, temperados com 1 dente de alho amassado, sal e pimenta do reino a gosto.
-3 garrafinhas de leite de coco de 200 ml cada
-2 colheres sopa de pasta de curry amarelo (ele é vendido em casas de produtos orientais, conheço uma no Flamengo chamada Mercearia Mei-Jo, na Rua Marquês de Abrantes, 222)
-2 colheres sopa de “fish sauce” ou “nam plá”, à venda na mesma mercearia
-4 colheres sopa de açúcar mascavo
-2 colheres sopa de purê de tamarindo (vendido também na Mei-jo)
-2 cebolas cortadas em fatias finas
-250 g de tomates-cereja
-250 g de ervilhas tortas (em vagens)
-Folhas de manjericão fresco a gosto
Modo de preparo:
- Pegue uma frigideira tipo wok (se vc não tiver em casa, use alguma frigideira que seja mais funda) e leve ao fogo.
- Derrame o leite de coco e a pasta de curry amarelo, misturando bem dentro da panela.
- Acrescente o açúcar mascavo, o purê de tamarindo, misture bem e depois junte as cebolas e os tomates divididos ao meio.
- Depois dos camarões, junte a cebola fatiada e os tomates…
- Deixe ferver e amaciar um pouco as cebolas. Depois acrescente os camarões já temperados.
- Quando voltar a levantar fervura espere uns 2 min então coloque as ervilhas e folhas de manjericão. Deixe cozinhar por mais uns 3 min.
- Desligue o fogo, tampe a panela e deixe mais uns 3 min.
- Sirva com arroz jasmim cozido apenas na água e (pouco) sal.
Na Tailândia, muitas vezes eles preparam o arroz no vapor, mas confesso que as duas vezes que tentei não deram muito certo. É preciso deixar o arroz de molho dentro d’água de um dia para o outro e eu esqueço sempre, hehehe. Deixei 4 horas de molho e não foi suficiente. Ele ficou “al dente” demais… Existe um outro tipo de arroz tailandês, mais glutinoso, tipo o japonês, que fica todo coladinho, mas não vi pra vender por aqui. O jasmim fica melhor cozido na água e sal mesmo.
Enfim, fica a dica pra fazer diferente neste inverno, impressionar seus amigos (as), seu namorado (a), sua família. Só avise que é preciso estar preparado para encarar uma pimentinha boa!!!!
Ah, e se você ainda não leu meu post sobre Bangkok, veja aqui.
E já ouviu falar em Ayutthaya?! Uma incrível cidade histórica…
E em Chiang Mai, no norte da Tailândia?!
Prefere litoral?! Veja meu post sobre Railay Beach, praia belíssima ao sul da Tailândia.
Se uma namorada fizer um prato desse tipo pra mim, acho que peço em casamento na hora…rs
Nem sou muito fã de camarão, mas que está parecendo apetitoso, está sim.
Você é demais na cozinha.
Hahahaha, você é ótimo Bruno.
Este prato ficou muito bom mesmo, mas melhor ainda foi um que fiz ontem, vou postar essa semana aqui. Fiz com peito de pato (ou “magret de canard” como se diz na França), e já que vc não é muito fã de camarão, talvez prefira este! Confira em breve. Beijos!!!
Pingback: Peito de pato grelhado ao curry vermelho | Na mesa com Lu Hazin
Pingback: Spring rolls | Na mesa com Lu Hazin