Estive no Jalapão semana passada (vai ter muito assunto aqui por esses dias sobre este lugar encantador!!!) e experimentei um “crumble” de maçãs no Hotel Fazenda Ecológica, lugar agradabilíssimo e com uma verdadeira comida caseira, a chamada “confort food”. O verbo “to crumble” em inglês significa despedaçar, desintegrar, fracionar ou quebrar em pequenos pedaços. Isto é exatamente o que fazemos com as maçãs antes de usá-las na receita, a gente fraciona em pequenos pedacinhos, tempera, faz uma cobertura e assa. O resultado é surpreendente! A origem da receita é britânica.
Procurei pela internet alguma receita que eu “sentisse” que poderia confiar. Eu tenho uma certa intuição se a coisa vai dar certo ou não. Achei uma que me deixou confiante no site “Na cozinha da Helô” e resolvi arriscar. Foi aprovadíssima. Por mim, por meu sempre exigente e crítico marido e por mais alguns comensais de minha inteira confiança, hehehe. Todos acharam-na deliciosa. Segue portanto a receita nas quantidades que utilizei, já que fiz em quantidade maior do que a que está no site da Helô.
Ingredientes
(serve bem 10 pessoas)
Para a Base do crumble:
- 6 maçãs tipo Gala (pode ser outro tipo que vc preferir, mas a Gala acho mais macia e adocicada) – depois de descascadas e picadas deu uns 850g
- suco de 1 limão tahiti
- 2 colheres sopa de uva passa branca sem caroço (opcional, pois tem gente que detesta passa, rsrsrs…)
- 2 colheres sopa de açúcar mascavo
- 15g de manteiga com sal derretida
- 25g de maisena
- 1 colher de chá cheia de gengibre em pó
- 1 boa pitada de noz-moscada moída na hora
Para a Cobertura do crumble:
- 90g de farinha de trigo
- 25g de açúcar refinado
- 1 pitada de sal
- 1 boa pitada de canela em pó
- 75g de manteiga gelada e picada
- 100g de nozes picadas grosseiramente (também acho que ficará muito bom com amêndoas)
Modo de preparo da Base:
Descasque, retire os talos e sementes das maçãs e pique-as em pequenos pedacinhos, de uns 2cm no máximo. Coloque num bowl e misture com o suco de limão, o açúcar mascavo, as passas, o gengibre, a noz-moscada, a manteiga e por último a maisena. Misture bem todos os ingredientes com as mãos.
Numa travessa refratária previamente untada com manteiga, coloque a Base pronta de maçãs, de forma nivelada. Reserve.
Ligue o forno a 200°. Agora faça a cobertura…
Modo de preparo da Cobertura:
Misture num bowl a farinha, o açúcar, a canela, as nozes e o sal, depois junte a manteiga e vá misturando tudo com as pontas dos dedos, amassando os pedacinhos de manteiga, esfarelando, até ficar como uma farofa molhada.
Espalhe de forma homogênea sobre a camada de maçãs.
Asse por uns 35 ou 40min, até que a crosta esteja bem dourada e crocante.
Sirva quente, morno ou em temperatura ambiente, com sorvete. Eu servi com sorvete de canela, da Sorveteria Italia, ficou divino, mas pode ser de creme, tapioca, ou outro de sua preferência.
Viu como é fácil?!!!! A grande vantagem dessa sobremesa é que é rápida, nutritiva, saborosa e não sai caro. Dá pra fazer até pra ceia natalina, fica a dica 😉 Até breve!
hummm que delicia !!!!!! Vou fazer
Oi Maria Helena!! Depois passa aqui e me diz se aprovou o resultado!!! 😘