Bolo de Macaxeira

Passou o São João, São Pedro e só agora, após uma longa e tenebrosa virose, volto ao blog com a receita de bolo de macaxeira (também conhecida por aipim ou mandioca).

Bolo de Macaxeira

Bolo de Macaxeira

O bolo de macaxeira não pode faltar numa festa junina que se preze. Na minha terra, esta data é tão importante quanto o natal. Festas de São João são sempre muito animadas, duram a noite inteira, com muita música (forró especialmente), fogueira, bandeirinhas, balões, milho cozido, pamonha, canjica (curau), munguzá (canjica), pé-de-moleque (bolo), amendoim cozido e torrado, batata-doce assada… e fogos, muitos fogos. Vestir-se de matuto (caipira) é obrigatório para dançar a tradicional quadrilha (anarriê!, anavantur! balancê!, olha a chuva! choveu!). Saudades…

Este ano participei de uma festa junina na casa de uma prima, em Laranjeiras. Rolou muito forró pé-de-serra e fiquei feliz em poder ouvir: “Olha pro céu meu amor, vê como ele está lindo, olha praquele balão multicor, que lá no céu vai subindo…”, do velho Luiz Gonzaga, rei do baião, rei das noites de São João do Nordeste. Não tem como ele.

Mas enfim, nós “tamo” aqui pra aprender a fazer bolo ou pra conversar?!!!!  O bolo de macaxeira é um bolo “ligado”, consistente. Não é bolo “fofo”. Segue a receita de minha irmã, testada e aprovada:

Bolo de Macaxeira

1 kg de macaxeira descascada e cortada em pequenos pedaços

3 ovos inteiros

1 garrafinha de leite de côco (200 ml)

3 xícaras de açúcar

3 colheres de sopa de manteiga derretida

2 pitadas de sal.

Modo de preparo: Bater no processador, ou num bom liquidificador, a macaxeira, os ovos e o leite de côco. Quando estiver bem batido, acrescentar a manteiga derretida, o açúcar e o sal, batendo mais um pouco. Colocar esta massa em uma forma untada e levar ao forno brando (160 a 180 graus) até dourar.

Obs: eu coloquei um papel alumínio por cima do bolo durante uns 30 min, depois retirei. Para testar se a massa já está cozida, usar aquele velho truque do palito de dente: enfie no bolo e se sair limpinho é porque já está bom.

Ah, embora digam que faz mal (nunca me fez!) bom mesmo é comê-lo quentinho, depois de desenformado!

E se você gosta de bolo de macaxeira, experimente também o meu bolo de milho.

 

Publicidade

5 pensamentos sobre “Bolo de Macaxeira

  1. Oi Lu!

    Assim vc me mata! rsrsrs

    Maravilha de receita!

    Vou procurar uma macacheira bem enxuta (que cozinhe bem). Com certeza ficará muito bom! Depois eu conto.

  2. Pingback: Bolo de Macaxeira com crosta de coco queimado | Teretetê na Cozinha

  3. Pingback: Bolo de Macaxeira com crosta de coco queimado - Teretetê na Cozinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s