Bar Urca

Aeroporto Santos Dumont

De bike, no Aeroporto Santos Dumont

O Bar Urca, tão conhecido dos cariocas (principalmente moradores da Zona Sul), está sempre nos meus roteiros de passeios de bicicleta dia de domingo. Antigamente eu costumava fazer mais essas excursões de bike, mas ultimamente, tenho negligenciado, rsrsrs. Aproveitando a visita de um irmão e cunhada que moram em Bombinhas – SC, resolvi levá-los para o meu tour mais tradicional: sair de minha casa em Botafogo, seguir até o Aeroporto Santos Dumont, para contemplar as chegadas e partidas dos aviões, e depois voltar pela Marina da Glória (que por sinal está às moscas, apesar das Olimpíadas…) e depois pelo Aterro do Flamengo, até a Urca, com destino certo: o Bar Urca, cuja mureta em frente, fica lotada nos finais de semana.

Mureta do Bar Urca

Mureta do Bar Urca

A garantia do sucesso fica por conta da vista da mureta, dos quitutes ótimos e da cerveja estupidamente gelada. Não tem como não dar certo. Eles também funcionam como restaurante, num salão em cima do bar, que fica numa esquina, aliás, sempre cheia de gente se apinhando pra comprar um tira-gosto ou uma cerveja. Sim, não há garçom no bar. Você tem que tentar ser ouvido por algum dos atendentes do bar, que vai entregar o seu pedido e você tem que pagar na hora. Depois você mesmo leva tudo para a mureta, se é que há algum espacinho sobrando, e depois joga no lixo os pratos descartáveis e leva de volta ao balcão, garrafa vazia e os copos… Simples assim, hahaha.

Bar Urca

Neste dia, o primeiro tira-gosto que pedimos foi um pastel de siri. Estava ótimo. E a cerveja, como sempre, perfeita.

Pastel de siri do Bar Urca

Pastel de siri do Bar Urca

Depois pedimos um petisco que concorria ao prêmio “Comida de Buteco”, concurso realizado todos os anos em várias cidades do Brasil (saiba mais aqui). Neste ano de 2015, o Bar Urca concorreu com o bolinho de camarão acompanhado de uma espécie de “mel” de jabuticaba. Delicioso! Não sei dizer se eles mantiveram este petisco no cardápio…

Bolinho de camarão

Bolinho de camarão

E para fechar com chave de ouro, pedimos o tradicional bolinho de bacalhau, que sempre foi o número um da mureta.

Bolinho de bacalhau

Bolinho de bacalhau

Imaginem o que foi pedalar de volta pra casa depois de toda essa cerveja… Ainda bem que deu tudo certo e chegamos sãos e salvos!

O Bar Urca é um dos meus programas favoritos no Rio porque eu consigo reunir duas coisas que adoro: atividade física ao ar livre e petiscos com cerveja, hahaha. Mais que recomendo.

E se você curte botecos e comidinhas, seguem mais algumas dicas cariocas que já publiquei aqui no blog: Praia do Leme, e Adega Pérola em Copacabana.

Ah, um aviso importante! Nos próximos posts acompanhem meus relatos de viagem que fiz à Califórnia no mês passado. Serão muitas dicas e fotos fantásticas.

Publicidade

4 pensamentos sobre “Bar Urca

  1. Lú,
    Lembro-me muito bem da vez que fizemos esse passeio juntos. Apesar de ser “carioca da gema” (há mais de 30 anos kkk), é você quem tem me apresentado os encantos dessa cidade maravilhosa!!!
    Tô doido pra repetir essa pedalada, (na verdade eu quero mesmo os quitutes kkkk) 😉
    Bjão!

    Robson Sobrinho

    • Siiiiiimmmm, também quero repetir com vocês essa pedalada e esses quitutes, kkkk. Melhor época não há, nesta cidade, para um programinha ao ar livre. Céu quase sempre lindo e clima perfeito.

  2. Lu,

    Realmente é uma boa pedida ir na mureta para tomar uma gelada e comer uns bolinhos. Até que, pelas fotos, o dia que você foi não estava tão lotado. Já fui lá e desisti, não havia um espacinho na mureta para ficar.

    Agora tem a pobreta que fica próximo ao Garota da Urca. A vista é a mesma, tem um bar que vende cerveja. Só não sei se os petiscos são bons.

    Beijo,
    Bruno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s