Na falta d’água, um Homus!

Por falta d’água, ontem não tivemos aula na faculdade. Por um lado foi uma pena, pois seria mais uma aula de cozinha árabe, mas por outro pude voltar mais cedo pra casa, conversar um pouco com meus filhos e …cozinhar! Pois é! Não resisti e fui pra cozinha fazer uma surpresa pro meu marido. Preparei um homus tahine, famosa pasta de grão de bico árabe, a maioria de vocês deve conhecer. Todos os restaurantes árabes servem essa pastinha, que é deliciosa, nutritiva, mas calórica, rsrsrs. Para quem não está preocupado com a silhueta (e pra quem está), segue a receita.

Homus Tahine

Homus Tahine

Homus Tahine (Pasta de grão de bico)

Ingredientes:

250 gr de grão de bico

4 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim, compra-se em supermercados ou delicatessens)

Suco de 2 limões

Sal a gosto

3 grandes dentes de alho

Modo de preparo: Cozinhar na panela de pressão o grão de bico (não botei de molho antes, como se deve e deu certo), com bastante água porque ele absorve bastante. Não precisa cozinhar demais, eu deixei uns 20min na pressão (ele deve ficar macio). Reserve a água do cozimento. Num processador, ou liquidificador, colocar o suco de limão, o alho, sal, o tahine e o grão de bico cozido (é melhor ir colocando aos poucos, juntamente com um pouco da água do cozimento). Vai batendo e tomando cuidado para não deixar o creme mole demais. Ele fica bem consistente (por isso é melhor um bom processador!). Depois é só acertar o sal e levar pra geladeira. No dia seguinte ele fica mais saboroso. Sirvo sempre com azeite por cima e torradinhas de pão sírio com zatar (tempero árabe que se encontra em lojas de especiarias, aqui no Rio tem na Casa Pedro). Vc também pode enfeitar com salsinha picada, folhas de hortelã ou pimenta calabresa.

Aí como se não bastasse, hoje de manhã, depois do meu passeio diário com minha filhinha (raça whippet, da família dos galgos, linda, linda, linda, linda) resolvi fazer um brigadeiro para meus filhos, mas um brigadeiro diferente. Eu tinha amêndoas em casa (daquelas que já são vendidas fatiadas fininhas) e aí fiz o seguinte:

Brigadeiro de amêndoas

Ingredientes

1 lata de leite condensado Moça (não é merchandising, é porque pra brigadeiro não conheço outro melhor)

4 colheres de sopa cheias de amêndoas passadas num mini processador

1 colher de sopa generosa de manteiga sem sal

3 colheres de sopa de licor de amêndoa ( pode ser o delicioso Amaretto di Saronno)

4 colheres de sopa de amêndoas em fatias, levemente tostadas e quebradas grosseiramente com os dedos

Modo de preparo: Leve ao fogo o leite Moça com as amêndoas processadas, a manteiga e o licor e fique mexendo o tempo inteiro, até o ponto de brigadeiro (ele desgruda da panela). Colocar numa superfície lisa amanteigada. Deixar esfriar um pouco, passar um pouquinho de manteiga nas mãos e fazer as bolinhas, passando depois nas amêndoas tostadas. Fica show! Pelo menos, a gente sai da mesmice. É bom dar uma variada de vez em quando. Confessem que só de olhar as fotos já estão com água na boca!!!

brigadeiro

Brigadeiro de amêndoas

Anúncios

4 pensamentos sobre “Na falta d’água, um Homus!

  1. Lú,
    Com essas imagens você vai me matar afogado de tanta água na boca…kkk
    Vou tentar fazer o brigadeiro de amêndoas e depois conto a todos o resultado… huuumm!!!
    Bjão.
    Robinho

  2. Hummm, isso não se faz! Sei que não curto muito doces, principalmente doces doces, mas fazer esse brigadeiro justamente quando vou viajar não está certo!!! Guarda pelo menos uma colherzinha pra mim, rsss….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s