Quem sou eu

Meu nome é Luciana, mas podem me chamar de Lu. O sobrenome Hazin é do meu pai, de origem árabe. As primeiras lembranças que tenho da cozinha de minha mãe, são de comidas árabes que ela aprendeu a fazer com a minha vó, da Palestina. Charutos de folhas de uva, de repolho, orelha de gato, kibe, marmaone, mjadra, etc. Foi minha primeira referência gastronômica.

Formei-me em Licenciatura em Matemática, ensinei alguns anos em colégios particulares em Recife e depois passei num concurso público federal. Casei-me, tive dois filhos, separei-me, casei-me outra vez. Hoje moro no Rio de Janeiro e quando cheguei aqui há 10 anos atrás, resolvi fazer um curso de gastronomia, que sempre foi a minha verdadeira paixão. Entrei no Curso de Extensão – Tecnologia em Gastronomia da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) que terminei em 2011. Depois fiz um estágio de dois meses no Restaurante Miam Miam, em Botafogo, da Chef Roberta Ciasca. O estágio era obrigatório para que eu pudesse receber o diploma da UNIRIO. A partir daí, comecei a descobrir um universo muito maior e mais fantástico do que eu imaginava. Tenho me apaixonado cada vez mais pela cozinha e por tudo que a rodeia. Inclusive, comecei a estudar vinhos também, para aprender a harmonizar corretamente com os diversos pratos que venho me aventurando a fazer. Completei o Curso Básico e o Avançado da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) e ainda fiz o Curso Aprofundado de Degustação, também na ABS-RJ .

Minha cozinha hoje é um verdadeiro laboratório. Sempre que tenho um tempinho sobrando, invento algo diferente. Nem sempre dá certo, é verdade, mas faz parte! A minha terapia está justamente no “fazer” e não no resultado obtido. Claro, que se estiver bom, ou ótimo, é ainda mais gratificante.

Tenho tido o apoio irrestrito de meu marido, Cláudio, que não só me presenteia com livros, cursos, panelas, equipamentos, como também, recentemente, com um fogão melhor (bem melhor!!!). Além disso, ele teve que suportar as minhas ausências, pois trabalho durante o dia e meus estudos e estágios foram à noite. E nos finais de semana ainda invento de ir pra cozinha! É.  Sem ele, eu não teria chegado aonde cheguei.

Meu objetivo com este blog é de registrar todas as minhas experiências gastronômicas, sejam na minha cozinha, sejam em restaurantes, no Brasil ou no mundo e compartilhar a minha opinião com amigos e amantes de cozinha como eu. Compartilharei também, eventualmente, receitas e dicas importantes para o profissional de cozinha. Pretendo, ainda, comentar sobre livros, filmes, reportagens, e quaisquer outros eventos relacionados ao mundo da gastronomia.

Se você quiser entrar em contato comigo, preencha o formulário abaixo!

Um grande abraço a todos e façam bom proveito!

Obs: Nesta foto abaixo, estou preparando charutos de folha de uva, recheados com carne de carneiro. Qualquer dia, envio a receita pra vcs!

Anúncios
51 Comentários

51 pensamentos sobre “Quem sou eu

    • Luciana.
      Li seu blog por indicação de sua sogra, Zelly, minha grande amiga, e…adorei! Além das recomendações gastronomicas, o relato das viagens são inspiradores…e dão água na bôca com a descrição dos pratos que vcs degustaram…que experiência maravilhosa!
      Espero que continue nos brindando com suas lembranças.Obrigada e um bj. de joanna

  1. Lu, Essa sua idéia de criar um blog gastronômico foi o máximo!! Quem sabe, desta vez eu consiga aprender por meio de suas dicas e receitas!! Parabéns, prima! Bjos.

  2. Boa noite, Luciana!

    Desejo sucesso e que um dia no blog esteja o anúncio de abertura do seu primeiro restaurante! :o))

    Desculpe-me a humildade, mas gostaria de saber vocês têm serviço de entrega de quentinhas no ambiente de trabalho. Tem?

    • Hahahahahaha, não chefinho, quentinha não é a minha praia…. rsrrsrsrs, mas podemos marcar um dia e farei um prato especial para comermos juntos no trabalho, que acha?!
      Obrigada por me visitar aqui e aproveite para aprender alguma coisa antes de casar, rsrsrsrs. beijos!!

  3. Lu,
    Adorei seu blog!
    Boas dicas. Com harmanização ficou impecável! O marmaone vou fazer sem miudos (como vc sabe, não gosto). Vou esperar vc colocar as receitas dos pratos gregos, principalmente a sobremesa! Hummmm…….
    Sucesso!!!
    Beijos
    Lívia

  4. Oi Luciana.
    Quando você marcar um jantar especial com o Glaucio, não esqueça de convidar todos os amigos do TRE e suas respectivas esposas, é claro!
    Adorei seu blog.
    Viviane Monnerat

  5. Lú,

    Seu Blog é uma receita que reuniu os melhores ingredientes…
    1 porção de comidas maravilhosas;
    1 pitada de histórias e informações super interessantes;
    1 cobertura de fotos que dão muuuita água na boca;
    1 toque da Chef Lú Hazin que deixa qualquer receita 2x mais GOSTOSA!!!

    Parabéns, Sucesso e muuuitas receitas pra gente, tá?!

    Bjão!
    Robinho

  6. Robinho, vc é um doce, muito querido, muito criativo, obrigada pelas suas palavras! Obrigada também pelo incentivo que vc sempre me deu. Sempre que eu puder, levarei “quitutes” pra gente degustar! É importante pra mim saber a sua opinião. Bjão!!

  7. Oi querida Lú!
    Que satisfação tê-la como amiga, sempre surpreendendo a todos. Seu blog está uma delícia de ler, faz a gente viajar em cada post.
    Parabéns e muitooo sucesso!!!!
    Beijo grande, Aninha

  8. Lu, bom dia., seu blog está show.., e voce está de parabens., é muito bom fazer o se gosta.., siga em frente e seja muito feliz, estarei acompanhando essa sua nova arte de fazer comidas deliciosas. Lembro quando comi um kibe na casa da tua mãe, quando voce ainda estudava em Recife, e estava uma delícia., também, as origens.. ne.., tinha que ser perfeito. bjs.. e sucesso.

    • Querido amigo, muito obrigada por suas palavras!!! Quer dizer que vc lembra do kibe??!! Então estava mesmo bom! hehehehe. Minha mãe cozinhava muito bem e aprendi muito com ela!
      Eu também adorei o seu blog. Seu trabalho é incrível, eu admiro muito. Um beijo grande pra vc!

  9. Lu, parabéns pelo seu blog. Está maravilhoso, adorei!!! Bacana as fotos que você colocou das nossas aulas.
    Muito sucesso para você e um grande beijo,
    Cris Guimarães

  10. Recebi as fotos do nosso almoço na CADEG e de cara conferi o blog. Já está na minha barra de favoritos. Vai dar para dar uma coladinha nas minhas aventuras no comando do fogão.

  11. Olá Luciana,
    seu Blog está muito bom, parabéns…..
    com relação a uma “quentinha” postada pelo seu “chefe”, quando você levar um prato especial para o trabalho, trate de salgar bem a parte dele, ok?
    falando em salgar…….E aí tem uma sugestão de preparo de bacalhau? e bacalhau é peixe ou é um processo de salpicar tipos de peixe sem cabeça?
    grande abraço,

    • Oi Leônidas!! Desculpe a demora, mas eu estava viajando de férias! Meu chefe ainda precisa aprimorar o seu “paladar” para poder curtir a minha comida, hahahahaha.
      Quanto ao bacalhau, que eu saiba, são uns 5 tipos de peixe que são utilizados, mas tem um que é o melhor de todos e o mais caro, que é o Gadus Morhua.
      Eu adoro bacalhau e tenho até um livro com 1.000 receitas só com essa iguaria.
      Beijos e apareça sempre por aqui!

  12. Oi, Lu! Sou amante da culinaria arabe e aprendi alguns pratos com uma tia, que era casada com um arabe. Infelizmente ela faleceu, e dentre os pratos que ela fazia, o qual aprendi com ela, ficou faltando a receita de MARMAONE. Sera que voce poderia mandar para o meu e-mail a receita, aquela feita em casa, e nao a comprada pronta. Lembro que tinha um escorredor de prato, o qual meu tio me deu apos o falecimento dela, que aente ia passando a massa por ele e tirando bolinhas, acho q c a faca. Emfim, se der, me enviai a receita. Fica c Deus. um beijo

    • Oi, Veronica! Desculpe a demora em responder, mas como eu contei no blog, estou super atarefada ultimamente, por causa do estágio…
      Eu tenho uma tia que costumava fazer marmaone (de verdade) e uma vez ela me chamou para aprender. A técnica dela era bem diferente da técnica usada por sua tia. Ela usava um alguidar de madeira, uma espécie de tigela redonda, bem grande, funda, do tipo que tem as bordas bem largas e vai afinando à medida que se aprofunda. Daí ela colocou dentro da tigela grãos de trigo grosso (daquele usado para fazer kibe) e com ajuda de um borrifador de água, ela foi jogando a água e farinha de trigo (com peneira), aos poucos, na medida em que ia também girando aquele grãos de trigo nas laterais do alguidar, com a palma da mão. O ideal é que uma pessoa fique acrescentando a água e a farinha enquanto a outra pessoa fique “massageando” os grãos, de forma circular, nas paredes do alguidar. Daí quando se formarem as bolinhas de trigo, do tamanho que se deseja, deixa-se secar (esperamos de um dia para o outro). Depois ela cozinhou aquelas bolinhas em vapor, usando uma toalha de pano, dentro de uma grande panela com água fervente (o pano ficou suspenso, para a água na tocar nas bolinhas). À parte, é feito um guisado de galinha, com bastante caldo, e utilizando os miúdos dela. Quando estiver pronto, retiram-se os pedaços da galinha de dentro da panela e joga-se o marmaone no caldo com os miúdos. Serve-se o marmaone bem ensopado, com os pedaços de carne por cima. Vc pode também, pra facilitar, ao invés de cozinhar o marmaone no vapor, cozinhar diretamente no caldo da galinha, como fazemos com o marmaone “falso”.
      Não sei dizer a quantidade exata de ingredientes, pois não usamos receita, usamos o nosso “olho”, rsrsrsrs. Nunca vi deste alguidar pra vender, e por isto, nunca fiz este marmaone sozinha. Gostaria muito de tentar fazer. Vc mora onde?!
      Obrigada pelo contato e espero ter ajudado em alguma coisa. Beijos, Luciana.

  13. Oi Lu…seu blog é muito interessante…apetitoso…!!!!
    Adoro cozinhar e admiro muito os profissionais da área…
    Caí no seu blog, pois estava procurando uma receita de Croquete de Camarão, para preparar para minha família e de meu marido, neste domingo de Páscoa…
    E cheguei até aqui…me indentifiquei com sua visita à SP,tirei as mesmas fotos, do Bacalhau (comprei um pra preparar neste domindo, uma amiga trouxe do mercado público de SP), do pastel de bacalhau e do sanduiche de mortadela…
    E ainda vou conhecer o restaurante do Atala…deve ser divino!!!!!
    Como dizemos nós árabes…SUCESSO em sua nova caminhada profissional pela Gastronomia…
    Oxalá…

    Carolina

    • Obrigada, Carolina!! Fico realmente muito feliz quando recebo algum comentário positivo em meu blog. Como ele ainda é muito novo, isto serve de grande estímulo pra mim, que além de cozinhar, adoro escrever. Pena que meu tempo é sempre tão curto… Espero encontrá-la outras vezes por aqui. Precisando de alguma receita, me fale! Pode ser que eu tenha alguma dica importante. Beijos! Lu Hazin.

    • Oi Lilian, oi Fernando!! Sim, aquele foi um dia muito especial! Fiquei até com pena de vcs terem chegado um pouco depois da gente, pois ficamos assistindo a chegada dos caminhões carregados de uvas, e vimos como eles vão descarregando, selecionando os cachos e como eles vão passando pela “desengaçadeira”, foi super legal, depois envio fotos pra vcs. Vamos manter contato! beijos! Em breve estarei postando aqui as novidades gastronômicas de Portugal. Ah, vcs foram ao D.O.C.?!

  14. Lu , estou passando mal com seu Blog. Acabei de te passar uma msg p teu face e senti curiosidade de conhecer o seu Blog. Olhe, parabéns!!! muito boa as fotos, as dicas. Tava lendo e lembrando de vc na época do clube do Gourmet, o quanto vc sempre curtiu, viagem, cinema, culinária etc…
    Nossa , quantas viagens lindas, os pratos enfim!!! Bjs e muito sucesso.

  15. Lu,
    Que bom aprender com você os pratos deliciosos que apreciei na casa da sua mãe durante a nossa infância e outras tantas inovações.
    São sabores, cheiros e energias inesqueciveis.
    Parabéns, um grande abraço e boa sorte!!!
    Leila Benicio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s