Aula de Cozinha Árabe 3 – 22/09/11

Lá na faculdade o pessoal questionou: por que temos tantas aulas de cozinha árabe?? Se as outras nacionalidades (italiana, portuguesa, espanhola, etc) só são duas aulas, por que árabe são 5 aulas??? Eu já sabia a resposta….. rsrsrsrs. É de uma riqueza imensa essa culinária. Até porque engloba todos os países daquela região. Então temos a vertente libanesa, a síria, a israelita, a palestina, etc. E acho que foi uma cozinha toda inventada por mulheres. Mulheres que só tinham isto pra fazer! Normalmente são bastante trabalhosas. É só ter tempo.

Como na quarta-feira não houve aula, o professor Alexandre Selem resolveu fazer uma miscelânea de pratos que faríamos nos dois dias (quarta e quinta) . Nos dividimos em 4 grupos de 4 pessoas. Dois grupos fizeram Linguado ao Forno com Molho Taratur (meu grupo) e os outros dois fizeram Linguado com Pistache. Para acompanhar o peixe podíamos escolher entre o Arroz com Damasco ou Arroz Libanês (com aletria). Nós fizemos os dois tipos de arroz. O de damasco é adocicado, cai bem com um carneiro assado, mas não gostei do casamento dele com o peixe. Enfim, fica ao gosto do freguês.

Peixe ao Forno com Molho Taratur, arroz de damasco e damascos recheados com tâmaras e abrobrinha

Peixe ao Forno com Molho Taratur, arroz de damasco e damascos recheados com tâmaras e abrobrinha

 

Arroz Libanês, com macarrão cabelo-de-anjo dourado na manteiga.

Arroz Libanês, com macarrão cabelo-de-anjo dourado na manteiga.

De sobremesa , fizemos o Ataife (tipo uma panquequinha recheada com nozes) e o Mahmoul (tipo um biscoito recheado com tâmaras e nozes). Este último me traz boas lembranças da infância, eu gostava muito deste doce, que aliás, não é muito doce. Fica muito bom para servir com café (ou chá), ao final de um almoço ou jantar. Eu ia colocar aqui a receita dele, mas pela dificuldade de se encontrar alguns dos ingredientes (tipo o Mahlab – tempero árabe – e a água de flor de laranjeira), resolvi colocar a receita de um bolo árabe que também experimentamos ontem e que achei excelente para uma ocasião especial, uma comemoração de bodas, aniversário ou natal.

Ataife (panquequinhas de nozes, com calda aromática de flor de laranjeira)

Ataife (panquequinhas de nozes, com calda aromática de flor de laranjeira)

 

Mahmoul recheado com tâmara e nozes

Mahmoul recheado com tâmara e nozes

 

Bolo de Frutas Cristalizadas e Nozes

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de águar fervente / 1 xícara de passas pretas sem caroço / 1 xícara de nozes picadas / 1 xícara de frutas cristalizadas / 1 ovo / 2 xícaras de açúcar / 2 colheres de sopa de manteiga / 1 colher de sopa de fermento em pó / 1 colher de chá de sal / 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo.

Modo de preparo: Ferver a água, colocar dentro as passas, as frutas cristalizadas e a manteiga e deixar esfriar. Misturar os demais ingredientes (ovo, açúcar, farinha de trigo, fermento e sal), acrescentar a água com as passas e frutas cristalizadas, depois as nozes, mexer bem, colocar em forma untada e enfarinhada, levar ao forno médio (já quente). Depois de pronto, desenformar e colocar uma camada de açúcar de confeiteiro por cima, para enfeitar.

É um bolo fácil e muitíssimo saboroso.

Bolo de frutas cristalizadas e nozes

Bolo de frutas cristalizadas e nozes

Bom, aqui me despeço das aulas de cozinha árabe da faculdade. Seriam 5, mas uma delas eu faltei e a outra foi cancelada por falta d’água. Na próxima semana…. tchan tchan tchan TCHAN!!!! Aguardem… será cozinha Japonesa!!! Estou curiosíssima. Certa vez, eu e meu marido fizemos um pequeno curso no SENAC de cozinha japonesa quente. Foi muito legal, aprendemos a fazer rolinho primavera, guioza, arroz japonês, sukiaki, yakisoba, entre outros. Não sei o que vamos ver na faculdade…

Eu e o meu professor, o Chef Alex Selem

Eu e o meu professor, o Chef Alex Selem

Deixe um comentário