Uma das coisas mais deliciosas da minha terra natal é o tal do caranguejo. Sou fã. Não há uma só vez que eu volte a Recife e não coma uma iguaria preparada com este crustáceo. Ele próprio, inteiro, cozido com temperos verdes, tomate e cebola, é simplesmente divino…
Então resolvi preparar eu mesma aqui no Rio. É fácil de fazer e super saboroso. Uma opção diferente para ser servida de entrada em festinhas íntimas. Comprei a carne de caranguejo no Arataca, uma casa que vende produtos do Norte e Nordeste no coração de Copacabana. Já vem toda tratada e pré-cozida, uma maravilha. Só vende o quilo (se não me engano R$ 45,00), mas você pode dividir em duas ou três partes e congelar o restante para outra ocasião. Foi assim que fiz. Ah! lá também vende os casquinhos do caranguejo, já limpinhos. Em casa, claro, antes de usar você deve lavar bem, com cuidado para não quebrar.
Segue a receita:
Casquinho de Caranguejo
Ingredientes:
200g de carne de caranguejo
1 tomate grande (150g) sem pele e sem semente bem picado
1 colher sopa de extrato de tomate
1/2 cebola média (80g) picada
¼ de pimentão verde (50g) picado
1 dente de alho picado
¼ de molho de coentro e cebolinho picados
50ml de leite de coco
3 colheres sopa de azeite de oliva
pimenta calabresa a gosto (ou dedo-de-moça)
1 colher chá de amido de milho
sal q.b.
1 limão
12 casquinhos de caranguejo vazios e limpos (ou ramequins)
Farofa de alho, manteiga e dendê
Ingredientes:
1 dente de alho pequeno picado
1/2 colher de sopa de azeite de dendê
1 colher sopa de manteiga
100g de farinha de mandioca grossa (usei a farinha d’água)
Modo de preparo do caranguejo:
Frite a cebola no azeite, acrescente o alho, deixe dourar um pouco e depois acrescente o pimentão e o tomate, refogando alguns minutos. Junte o caranguejo e refogue mais um pouco. Acrescente o leite de coco, o extrato de tomate e tempere com sal e pimenta. Deixe ferver uns 15 minutos. Dissolva o amido em um pouco d’água, despeje sobre a carne e mexa até ferver. Ao final, acrescente o coentro e cebolinho.
Modo de preparo da farofa:
Em uma frigideira derreta a manteiga com o dendê, coloque o alho e refogue um pouco em fogo baixo para não queimar a manteiga. Acrescente a farinha, mexendo sempre até ficar crocante.
Finalização:
Recheie os casquinhos (ou ramequins) com o caranguejo e cubra com a farofa. Sirva com uma fatia de limão.
Deliciem-se!!!
Meus parabéns pelo blog. Belas fotos, muita informação e novidades. Na verdade tivemos grandes feras no curso, em diversas áreas. Bj!
Obrigada, Antonio!!! Só faltam nossos merecidos diplomas, kkkkk. Beijos!!
E o limão onde vai?
Oi Telma!! Na verdade o limão não entra na receita propriamente dita, ele é usado para servir, porque costumamos espremer limão no casquinho antes de comê-lo, fica uma delícia. Beijos!!
pode congelar?
Oi Telma! Eu nunca congelei, mas certamente que pode. Deixe pra fazer a farofa no dia que for servir. Congele apenas o creme de caranguejo. Deve durar uns 3 ou 4 meses, que é o tempo de congelamento de frutos do mar. Beijos!
Crie um link de contato para o seu Whatsapp gratuitamente para alavancar as suas vendas e ganhar muito mais clientes!
https://whats.link