Inauguro, a partir de hoje, a série “Viagem ao Canadá”, que trará muitas histórias, dicas, fotos, e impressões obtidas durante toda a nossa viagem, que durou ao todo 27 dias (de 21/5 a 18/6). Apesar de todo o roteiro ter sido feito com antecedência, após muitas pesquisas na internet, nos livros e revistas, o país conseguiu nos surpreender de forma positiva e tivemos uma das viagens mais incríveis de nossas vidas. Difícil será alguma outra superar esta. Mas digo logo: a superação não foi, de forma alguma, no quesito “gastronomia” e sim, no quesito “belezas naturais”. Outras características marcantes que observamos no Canadá foram: a educação dos canadenses, em todos os âmbitos; o espírito esportivo, presente em todas as cidades e lugares que fomos; e o senso de respeito aos animais e à natureza selvagem, na região das Montanhas Rochosas.
Nossa viagem foi dividida em duas partes bem diferentes, foi quase como duas viagens numa só. Na primeira metade, exploramos o lado leste do país que incluiu as cidades de Toronto, Niagara, Ottawa, Québec e Montreal, além do Algonquin Provincial Park. A segunda metade abordou o lado oeste, incluindo Calgary, as Montanhas Rochosas (Banff, Lake Louise, Field, Jasper) e Edmonton (esta última, só para pernoite). Veja o Roteiro Completo para o Canadá.
A temperatura nesta época do ano é muito boa no Canadá pelo fato de ser final da primavera, já bem próxima do verão (o que garante também locais não muito cheios e preços razoáveis). Nas cidades do leste, pegamos quase um calor carioca! Já nas Montanhas Rochosas a temperatura média era mais amena, e para nossa surpresa, uma neve linda, fora de época, caiu enquanto estávamos no hotel de Lake Louise, um local romântico, rodeado de montanhas e pinheiros, um momento pra se guardar pra sempre na memória. Naquela região, a temperatura variava entre 5 e 20°. Em contrapartida, achei o tempo bastante instável, principalmente nas montanhas, mudando de forma sempre repentina.
Descobri hoje que no próximo dia 01 de julho o Canadá completará 150 anos e muitas festas estão rolando e ainda vão rolar por lá, conforme já testemunhamos em algumas das cidades que visitamos. Ottawa por exemplo, está com diversas programações culturais.
Em falar em aniversário, só pra ter um pouquinho de noção de história… No Canadá, viviam aborígenes (indígenas, habitantes originais do lugar) quando, há uns mil anos atrás, chegaram os primeiros estrangeiros: os Vikings. Depois, em 1497, um navegador italiano, a serviço da Coroa Britânica, chegou lá e já foi reivindicando o domínio europeu. Pouco depois chegaram os franceses, que também resolveram se fixar e colonizar a região. Vocês podem imaginar quanta guerra essa disputa rendeu… O governo britânico foi controlando cada vez mais… Só em 01 de julho de 1867 as diversas regiões do Canadá com domínios diversos, se uniram para exigir que todo o território fosse politicamente independente e chamado de Domínio do Canadá. Mas essa história toda é bastante complicada, e até agora, eu mesma não entendi tudo, pois ainda rende… Québec quer se separar politicamente do resto do Canadá, por se identificar mais com a cultura francesa, mas até hoje continua tudo junto. E o resultado é um país meio inglês, meio francês, onde duas línguas coexistem (a inglesa e a francesa), e onde a cultura também é fruto de uma mistura de culturas, pois há hoje em dia uma grande quantidade de imigrantes do mundo inteiro. O país é acolhedor e criou diversos programas que recebem estudantes e trabalhadores de toda parte, demonstrando, diferentemente de muitos países por aí (inclusive seu vizinho) que não tem qualquer tipo de preconceito ou rejeição à presença de estrangeiros.
Enfim… foram 27 dias incríveis, tiramos mais de 3500 fotos, praticamente todas impecáveis e será complicado fazer uma seleção para o blog! Foto não vai faltar! Vou tentar publicar os posts em ordem cronológica, seguindo mais ou menos o roteiro que fizemos. Qualquer dúvida, a qualquer momento, por favor, sintam-se à vontade para me escrever!!!