Dando início ao meu ciclo de aulas de gastronomia, hoje pretendo ensiná-los a preparar um pratinho fácil e saborosíssimo, muito popular na Italia: a penne al funghi.
A “penne” é um tipo de massa que lembra uma caneta com ponta de pena (tipo aquelas canetas-tinteiro lindas). Ela é curta e oca por dentro, o que a torna excelente para pratos italianos que levam bastante molho, pois ele penetra no interior da massa deixando-a suculenta. Eu gosto de usar a massa de grano duro (feita com um trigo especial que lhe confere uma consistência mais firme permitindo que a massa fique “al dente”).
O funghi de que falo nessa receita é o “funghi secchi“, ou seja: cogumelo seco (desidratado). Você encontra facilmente em supermercados. Existem diversos tipos de cogumelos secos, mas para este prato o ideal seria o “Porcini“, que tem um sabor mais intenso (usado para risotos também). Mas é necessário hidratá-lo antes.
Bom, vamos então partir para nossa receita! Não esqueça de fazer a mise en place (“Mise en place” é uma expressão francesa, que ao pé da letra seria “posta no lugar”, ou seja, deixar antecipadamente todos os ingredientes separados, pesados, cortados e prontos para que você execute a sua receita de forma mais fácil e eficiente. Utilizar a técnica da mise en place é o primeiro passo para uma receita dar certo!):
Penne al Funghi
Porção para 4 pessoas. Tempo de preparo: aproximadamente 45 min
- 60g de funghi secchi tipo Porcini
- 250g de penne grano duro
- 2 caixinhas de 200g de creme de leite, ou 400g de creme de leite fresco (melhor ainda!)
- 1 cebola bem picada
- 2 dentes de alho bem picado
- 1 copo 250 ml de vinho branco seco
- azeite q.b. (quanto baste) para refogar a cebola/alho
- sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
- Colocar em um pequeno bowl (tigela) o cogumelo seco e o vinho, para que ele vá se hidratando (deixe uns 30 min).
2. Pique a cebola e o alho bem picadinhos. Quando você ouvir dizer “pique em brunoise” – que se pronuncia “brunoase” – significa que é para picar em cubinhos muito muito muito pequenos. Gosto de picar assim os dentes de alho, mas requer uma certa prática :).
3. Em uma frigideira, leve a cebola para refogar em 2 colheres de sopa de azeite, aproximadamente. Acrescente o alho.
4. Escorra o funghi (não despreze o líquido, deixe-o reservado para o caso de precisar) e junte ao refogado. Mexa e refogue mais um pouco.
5. Acrescente o creme de leite e mantenha o fogo baixo. Misture bem e cozinhe mais um pouco (uns 5 min). Se achar que o molho está muito denso, coloque um pouco do vinho que estava hidratando o funghi. Eu particularmente gosto do molho mais líquido e sempre acrescento um pouco do vinho, uns 100ml.
6. Tempere com pimenta do reino (se possível moída na hora, que dá muito mais sabor) e sal a gosto.
7. Enquanto isso, cozinhe a penne em água fervente, deixando-a “al dente” (consistência firme). Escorra, volte a massa pra panela e acrescente o molho de funghi. Ele tem que estar bem quente!
8. Misture bem e sirva imediatamente. Se quiser, decore com salsinha fresca picada e queijo parmesão ralado.
Na próxima semana tem mais novidade por aqui!!
Lulu amei a receita! Facílima e rápida e deliciosa! Obrigada! João com apenas 5 anos amou e repetiu 2 vezes!! Obrigada!! 😘❤
Oi Marcinha!!! Que bom que vcs gostaram!! É uma receita ótima pra se fazer num final de semana quando não queremos perder muito tempo na cozinha né?! E fico surpresa de João ter gostado, pois funghi nem sempre agrada às crianças (elas têm um paladar mais sensível)!! Beijo grande pra vc, João e família! E volte sempre, rsrsrs.
Lulu
Pingback: Cocotte de ovo com patê e cogumelos | Na mesa com Lu Hazin
Pingback: Shitake Batayaki | Na mesa com Lu Hazin