Pausa para reflexão…

Este post será para fazermos uma pequena reflexão…

Resolvi ter uma “DR” com vocês hoje, acho que estou em crise… Precisamos “amadurecer a relação”, hehehe.

Desde 2011 (mais de 5 anos gente!!) escrevo neste blog. É dessa forma que alimento um pouquinho a minha alma. Dou vazão aos meus desejos de viver única e exclusivamente dedicada à gastronomia. Infelizmente, isto é um sonho muito distante… Trabalhar é preciso, e pagar as contas também. Não dá pra largar o emprego e me lançar em algum negócio incerto. Como vocês já observaram, amo viajar até o meu último fio de cabelo. Como poderia eu viver sem viajar? Me reciclo a cada viagem que faço. Volto outra pessoa. E ninguém viaja de graça, rsrs. Portanto, para me “alimentar” de gastronomia, eu cozinho nos finais de semana, vou a restaurantes (o que tem sido mais raro ultimamente) e experimento comidas diferentes quando viajo por aí. Depois escrevo tudo no blog. Assim, fico relativamente “saciada”, rsrs.

Mas voltemos ao que interessa… meu blog não teve e nunca terá fins lucrativos, mas de uns tempos pra cá, tenho me perguntado: qual o propósito dele além de me saciar a fome de escrever sobre viagens e comidas? Não é um livro de receitas, não é um site voltado para viajantes, nem ensina nutrição ou alimentação saudável. Não há metas específicas nem objetivos pré-determinados. Qual o papel dele afinal?

Aqueles que me seguem há algum tempo, foram testemunhas de que ora estou contando uma viagem (em mil partes, é verdade, rsrsrs), ora criticando um restaurante, ora fazendo um prato ou ensinando uma receita de família. Já escrevi inclusive sobre eventos que organizei, jantares, almoços comemorativos e até aulas que dei. Mas, por que seria importante para meu leitor saber se eu gostei ou não do camarão ao curry vermelho que comi em Phi Phi? Tava uma delíííícia, é verdade, mas… será útil?! Só se ele for a Phi Phi, experimentar também, rsrs. Enfim… acho que nossa “relação” tem que dar alguma guinada… pessoalmente, eu anseio por alguma mudança…

E se eu pudesse colocar em prática o que aprendi em meu curso superior de licenciatura (junto com a experiência adquirida em 10 anos de ensino) para repassar o que mais gosto de fazer e mais entendo? Não me formei em gastronomia para ser a única a usufruir dos conhecimentos que adquiri! Hoje reúno aprendizados diversos tanto em técnicas culinárias, como em variedade de pratos, inclusive de culturas diferentes. Sim… eu realmente adoraria dar aulas de gastronomia para que vocês aprendessem o que sei. Mas aí me falta o principal, hahaha, espaço. Minha cozinha não é adequada pra isto. E pra fazer uma reforma, ou alugar um espaço, eu teria que ganhar na megasena,o que definitivamente não está no meu destino!!

Mas quem não tem cão caça com gato, certo?!! Posso usar o meu blog pra satisfazer este meu mais novo objeto de desejo: dar aulas de gastronomia. Este vai ser agora meu objetivo principal, minha ênfase, minha meta mais importante. Vou encarar umas receitas diferentes (o que não falta lá em casa é livro de receita de tudo que vocês possam imaginar!!). Nem falta plateia pra avaliar minhas receitas: marido, filho, sobrinhos, primos, enteados, sogra, etc. Aqui contarei o que ficou bom, o que ficou ruim, o que pode ser mudado. E vou fotografar o passo a passo.

Não tenho pretensão de publicar receitas impossíveis, muito pelo contrário. Gostaria que qualquer pessoa, mesmo inexperiente, pudesse preparar em casa os pratos propostos aqui. Algumas poderão ser mais difíceis que outras, ou mais dispendiosas, mas a grande maioria deverá ser bem acessível. Tenho receitas familiares que adoro! Algumas, inclusive, já estão aqui, outras acrescentarei. É o caso da receita mais emblemática da família: a “orelha de gato“, publicada em 2012.

Chich Barak, ou “orelha de gato” – receita de família

Vez por outra, vou continuar publicando algumas críticas gastronômicas, afinal, é importante alertar meus leitores para as boas novidades da cidade (e as más!). E nem pensem que se livrarão dos meus relatos de viagem, afinal, alguns são fundamentais e servem de dica para quem vai viajar. Só não serão prioridade agora…

O próximo post, trará a minha mais recente empreitada na cozinha. Seja ela qual for (ainda não decidi). Vou alternar receitas básicas com preparos mais complexos. Salgadas, doces, apimentadas, agridoces, etc, todas terão espaço aqui.

Dentre as receitas que já publiquei, algumas são campeãs de público. Trago abaixo uma lista com as “top 10”, para vocês já se anteciparem e começarem a testar, mas fiquem à vontade para procurar outras no meu menu de “Receitas“.

Ah!! Não esqueça de deixar aqui sua mensagem sobre o que achou de minha nova proposta! Preciso de um feedback! Afinal, isto aqui é uma DR, e preciso saber o que o outro lado tem a dizer :).

Top 10

  1. Uma sobremesa mexicana surpreendente (2014)
  2. Hambúrguer de costela bovina (2014)
  3. Bolo de macaxeira (2012)
  4. Cartola – uma sobremesa tipicamente pernambucana (2014)
  5. Almoço de domingo (Strogonoff) (2011)
  6. Receita de casquinho de caranguejo (2012)
  7. Risoto cremoso de camarão com alho-poró (2015)
  8. Charuto de folha de uva (comida árabe) (2012)
  9. Orelha de gato (comida árabe) (2012)
  10. Pernil de porco com mango chutney (2014)

 

Publicidade

8 pensamentos sobre “Pausa para reflexão…

    • Oi Flavinha!!!
      Sim, é justamente isto que busco, mais felicidade, rsrsrs. Na verdade, vou continuar escrevendo o que estiver a fim de escrever, e no momento, tenho estado a fim de voltar a cozinhar mais regularmente!! Mas pode ter certeza que minhas viagens continuarão, kkk.
      Obrigada!!
      Beijos,
      Lu

  1. Pela minha idade não dá mais para viajar. Eu acompanho, com água na boca, as viagens que vocês dois fazem. Primeiro pela viagem em si, coisa que eu sempre adorei fazer, conhecer o mundo! Depois pelos pratos que você pública e que, nas minhas andanças, bem econômicas, nada saboreei. Por isso, continue, nada substitui este duplo prazer! Boas viagens. Alegre-nos.

  2. Ooooi, Lu,

    É muito importante olhar com muito carinho nossa caminhada, já que um dos grandes prazeres da vida não é nem “chegar lá” e sim aproveitar bem todas as delícias do caminho…

    Tenho a enorme felicidade de te acompanhar neste blog desde o início, na verdade é bem mais hahaha… ao longo do tempo, “contaminado” por ele e com todo o seu carinho fui motivado a ter o meu próprio.

    Você me ensinou tudo, me motivou, esteve (e está) ao meu lado em cada transformação em cada nova guinada. E nem sei se já te agradeci o suficiente, enfim… 😍

    Você é do tipo de gente com sorriso largo, energia cativante e de uma generosidade sem tamanho…

    Viajar com você nas viagens, nos restaurantes, na sua cozinha, no mercado, numa receitinha rápida ou numa bem completa vai ser ainda mais gostoso…

    Que venha o novo… e já tô DOIDOOOO pelo próximo post 🤗😍

    Um beijo enorme de seu eterno fã!

    • Oi Robinhooooo!!!
      Hoje, é você quem me ensina, me motiva e me inspira, hahaha. Aprendi tanto com vc nesses anos!! Espero continuar contando sempre com seus ótimos comentários, mas por favor, quero que sejam sinceros hein??!!
      Aguarde! Beijos,
      Lu

  3. Faça o que te der prazer! Seus leitores agradecem pela riqueza dos detalhes, fluidez do texto, energia transmitida, independente do que estejamos lendo: uma receita rápida, um relato de viagem, uma crítica gastronômica! Desejo sucesso em qualquer caminho a ser escolhido. Beijos.

    • Oi Carol!! Obrigada pelos elogios e pela força!! Fazer o que me dar prazer é realmente o fundamental pra mim hoje, já que no meu trabalho do dia-a-dia, não tenho encontrado este prazer… A gente vai se falando por aqui!!
      Beijos!! Lu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s