Hoi An (Vietnã)

Hoi An - margem do Rio

Hoi An – margem do Rio Thu Bon

Gente, Hoi An foi uma das cidades mais simpáticas que já conheci em toda a minha vida. A cidade antiga é patrimônio mundial da Unesco desde 1999. Uma cidade super charmosa, litorânea (dizem que tem praias paradisíacas, mas infelizmente não tive tempo de conhecer…), está mais ou menos localizada no meio do país, entre Hanoi e Ho Chi Minh. Possui influências indígenas, asiáticas (japonesas e chinesas principalmente) e europeias (muitos traços da antiga Indochina Francesa). É justamente esta fusão de características que fazem dela uma cidade tão especial… Voltaria lá facilmente!

Hoi An e suas lanternas coloridas

Hoi An e suas lanternas coloridas

O hotel que ficamos era de-li-ci-o-so (Essence Hotels & Spa, $80 casal com café incluído). Quarto super confortável, piscina grande e bonita, localização muito boa (a 10 minutos de caminhada até a cidade antiga) e um excelente restaurante! Recomendo demais. Ótimo custo x benefício. Assim que chegamos, fomos super bem recepcionados com bebidas e aperitivos “frugais”. E observei, escrito numa placa na recepção, que eles ofereciam curso de culinária local, com duração de um dia. Uaaaauuuuu!!!! Era tudo que eu queria!!!! Oportunidade única! Mas essa aula eu vou contar depois, ok?!! :).

Essence Hotel & Spa

Essence Hotel & Spa

Hoi An foi uma importante cidade portuária, lá pelos séculos XVI ao XVIII, pois conectava diversos países asiáticos. Suas ruas são lindas, com casarões amarelos, ruas de paralelepípedos e lanternas coloridas por todo lado. À noite, ela é mágica, romântica e poética, quando se acendem suas lanternas. Há muitos restaurantes bons e milhares de alfaiatarias que fazem roupas sob medida de um dia pro outro. Obviamente que terminei indo até uma delas (a Trung DucYour Style Our Quality, 37 Tran Hung Dao St.), escolhi um modelo de blusa (você pode levar o seu próprio modelo ou escolher um na loja), pedi duas iguais, em seda de cores diferentes, e no dia seguinte estavam prontas, lindas e perfeitas. Recomendo. Até porque a seda é bem barata (há também lindos e baratíssimos cachecóis, calças e gravatas!).

Hoi An e seus casarões e à noite, toda iluminada

Hoi An e seus casarões e à noite, toda iluminada

Neste primeiro dia, almoçamos no próprio hotel devido ao horário avançado. E não nos arrependemos. De entrada pedimos uns camarões empanados em massa folhada, super crocante. O meu prato estava excelente, uma chapa de frutos do mar e acompanhamentos diversos. Claudio foi de lulas grelhadas com salada de manga (diferente não?!). Minha irmã pediu uma chapa com frango e legumes. Só não lembro exatamente qual era a sobremesa, rsrsrs.

Almoço no Essence Hotel & Spa, delicioso

Almoço no Essence Hotels & Spa, delicioso

Seguimos para a “old town”, passamos pela linda “ponte japonesa”, muito antiga, construída por volta de 1600 por comerciantes japoneses. Tem entalhes em madeira, base de pedra. Um charme. Depois que você passa por ela é que adentra por suas antigas ruelas, cheias de vida, de cores, de cheiros…

Ponte Japonesa, em Hoi An

Ponte Japonesa, em Hoi An

No final do dia, após andarmos todo o centrinho e visitarmos diversas lojas de artesanatos e roupas, escolhemos um restaurante hiper bem localizado, na beira do rio Thu Bon, o SakuraEle tem um primeiro andar, cuja vista é ainda mais privilegiada. Sua cozinha é internacional, mas observei uma ênfase na culinária japonesa. Pedimos de entrada 3 aperitivos diferentes, inclusive rolinhos primavera, todos ótimos; de principal pedi um tempurá de camarão que estava excelente. Cláudio escolheu um porco grelhado com mel e minha irmã um macarrão frito com lulas. Tudo regado a chopp “Tiger”, original de Singapura, mas muito comum na Tailândia, Camboja e Vietnã. Pra finalizar, meu marido resolveu ser criativo e foi de sorvete de chocolate, rsrsrs. Ah! Vi no site do restaurante, que eles também oferecem “cooking class“!!

Restaurante Sakura

Restaurante Sakura

No próximo post, contarei minha maravilhosa cooking class no Essence Hotel, não percam!!

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Hoi An (Vietnã)

  1. Pingback: Aula de culinária vietnamita em Hoi An | Na mesa com Lu Hazin

  2. Pingback: Halong Bay – Vietnã | Na mesa com Lu Hazin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s