Oficina no TRE-RJ – Ervas Aromáticas

Por ocasião da semana comemorativa do Servidor Público no TRE-RJ onde trabalho, entre os dias 08 e 10/11, recebi um convite para dar uma oficina na área de gastronomia para servidores do Tribunal, a exemplo do ano passado, quando dei uma “oficina de tapas“. Nem preciso dizer que aceitei o convite com enorme prazer!

Oficina de Ervas Aromáticas no TRE-RJ - Foto Juliana Henning

Oficina de Ervas Aromáticas – Foto Juliana Henning (ASCOM TRE-RJ)

Minha turma deste ano contou com 30 pessoas inscritas e alguns “penetras” que foram muito bem-vindos  😀 😀 😀 !! Escolhi o tema “ervas aromáticas“, pois sei da dificuldade que muitas pessoas sentem para incluí-las em seus preparos do dia-a-dia, embora todos saibam que são extremamente saudáveis, com diversas propriedades medicinais comprovadas. Minha ideia era apresentar as principais ervas, aquelas mais comuns, indicar como usá-las, dizer com que combinam mais, e por fim, dar (e preparar) algumas receitinhas básicas para exemplificar.

oficina ervas aromaticas

Apresentando algumas ervas aromáticas – Foto Juliana Henning

Organizei a sala em semicírculo, pois achei que essa disposição seria perfeita para que todos pudessem ouvir e visualizar tudo. E ficamos ali conversando por quase duas horas, trocando conhecimentos. Passei para eles um pouco também de minha experiência pessoal na utilização das ervas. Quando terminei a “parte teórica”, ou seja, a apresentação de cada erva aromática, dei a dica de como preparar um “bouquet garni” (está na apostila!) e pedi que todos se levantassem e preparassem seus próprios bouquets, para levarem pra casa. Foi um momento de descontração.

Alunas (Flávia, Helena e a Juliana, a fotógrafa oficial da ASCOM TRE-RJ) com seus "bouquets"

Alunas (Flávia, Helena e a Juliana, a fotógrafa oficial da ASCOM TRE-RJ) com seus “bouquets”

Alunos prepararam seus próprios "bouquets garnis"

Alunos(as) prepararam seus próprios “bouquets garnis”

Para preparar “ao vivo”, escolhi um exemplo clássico de receita com erva aromática, que por sinal está aqui no meu blog, o “molho pesto de manjericão, uma receita italiana tradicionalíssima. Apesar de ser um preparo simples, requer um pouquinho de técnica para o processamento dos ingredientes, que devem estar em perfeito equilíbrio no que se refere às quantidades. Alguns participantes já tinham até comido pesto alguma vez na vida, mas nenhum deles havia tentado fazer em casa, o que foi ótimo, pois saíram loucos para surpreenderem os amigos e familiares!!!

Como não havia infra-estrutura de cozinha no TRE, levei de casa  a massa (penne) já pré cozida, bem al dente, para que no momento do preparo levasse apenas um banho de água fervente e estivesse pronta para servir. E foi assim que com a ajuda do meu “sous-chef” Robinho (colega e blogueiro do fazsimples.com.br) conseguimos que a massa ficasse suficientemente quente e que o pesto fosse servido no momento em que o molho foi finalizado, de forma que não perdesse os aromas e sabores.

Preparando o molho "pesto" - Fotos Juliana Henning (ASCOM TRE-RJ)

Preparando o molho “pesto” – Fotos Juliana Henning

E aula que se preze tem que ter algum material de referência!! Preparei uma apostila contendo fotografias e descrições de 13 ervas aromáticas, bem como diversas informações sobre suas propriedades medicinais, seu cultivo em casa e sua utilização (em que carnes ou preparos devemos usá-las). Se você quer ter acesso à apostila que preparei, inclusive com todas as receitinhas, baixe aqui. Você vai encontrar inclusive a receita da manteiga de ervas que fez tanto sucesso entre os participantes. Fácil de fazer e super saborosa para acompanhar uma torradinha, ou mesmo um carne grelhada.

oficina ervas aromaticas

Fotos Juliana Henning

Por último, teve degustação de pastinha de ricota, manteiga e pão caseiro. Tudo feito com ervas aromáticas, claro, kkkk.

Servindo a "penne ao pesto" e a manteiga de ervas

Alunos degustam a “penne ao pesto”, pão caseiro, pastinhas e manteiga de ervas

Foi um momento tão gratificante… falo por mim, porque adoro ensinar, acho que está no meu sangue! Ai, Deus, quem sabe um dia realizo meu sonho de ter uma escola de gastronomia!!! :D. Vai que Ele me ouve né?!!….

Obrigada aos meus colegas alunos(as) e assistentes, obrigada à equipe organizadora do evento, obrigada à excelente fotógrafa e jornalista Juliana que me cedeu suas fotos, obrigada aos patrocinadores, obrigada a administração do TRE-RJ!! É sempre muito bom poder compartilhar e trocar experiências. Até a próxima oportunidade!!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s