Pausa novamenteee!! Gente, preciso contar pra vocês o incrível jantar tailandês que euzinha, modéstia à parte, consegui realizar em casa de minha irmã em Brasília, após alguns breves treininhos que fiz em casa e que vocês tiveram conhecimento (vide receita do Peito de Pato ao Curry Vermelho e o Camarão ao Curry Amarelo, postados aqui anteriormente).
Só que no sábado passado, a noite tailandesa que rolou por ocasião do aniversário de minha irmã (a mesma que me acompanhou em viagem para a Ásia), foi bem mais caprichada e variada, afinal, foram 7 preparos diferentes que fiz: 5 entradas, um prato principal e uma sobremesa. Todos inspirados na culinária da Tailândia. Éramos 8 à mesa: eu, Lego (minha irmã) e 6 convidados dela, escolhidos cuidadosamente (infelizmente, este ano meu maridão não pôde ir à Brasília comigo…). Desde 2011 preparamos esses jantares. O primeiro não foi tão planejado, não teve tema. Ano seguinte, idem. A partir do terceiro ano, criamos os jantares temáticos e agora sim, virou uma tradição:
- 2013 – Cerrado brasileiro
- 2014 – Noite espanhola
- 2015 – Jantar mexicano
- 2016 – Tailândia
Neste post, vou relatar o banquete completo e depois publicarei algumas das receitas. Prometo! 😉
Antes de falar das comidinhas, queria que vocês tivessem uma ideia do quanto minha irmã é talentosa na hora de ambientar a casa e arrumar a mesa (a toalha é autêntica, comprada no Night Bazaar em Chiang Mai)… cada detalhe é pensado (as lanternas coloridas foram compradas no Vietnã!)…
Assim que chegaram nossos pontuais convidados, fizemos um brinde com um espumante Chandon rosé “premiado” com uma lichia importada diretamente da Tailândia, rsrs.
Então eu servi a primeira entrada: um creme de abóbora tailandês, receita facinha de preparar e que fascinou a todos. A cor era linda e o sabor surpreendente.
A segunda entradinha, foi um “summer roll” (veja receita aqui), rolinhos de folha de arroz, com recheio de camarão, folhas frescas, noodles (macarrão de arroz), cenoura, manga verde e amendoim. Acompanhou um molhinho típico que aprendi numa aula no Vietnã, mas isso será matéria para outro post…
Terceira entrada, servi o “spring roll” à moda tailandesa. É um rolinho como aquele chinês, nosso velho conhecido, mas o recheio é diferente, com shitake, carne de porco, repolho, cebola roxa e temperos.
Então chegou o momento de entrarmos com uma bebida mais “quente” e trouxemos o drink “passion in love” que tomamos em Hoi An, no Vietnã, feito com rum, maracujá, melancia e limão. Todos adoraram!
Quarta entrada: espetinhos de porco servido com molho satay (molho de origem indonésia (ou indonesiana??!!)), mas muito apreciado e consumido na Tailândia. Feito à base de amendoim. Os espetinhos são temperados com leite de coco, açafrão, pimenta do reino branca, capim-limão, sementes de coentro e cominho. Um prato exótico!
Quinta entrada. Esta foi servida já na mesa, com um vinho branco bem fresco: o famoso e emblemático Pad Thai, com camarões grelhados, tofu, ovos, broto de feijão, molho shoyu, molho de ostra e mais alguns temperinhos. Tem como ficar ruim?!! haha. Esta receita prometo postar!
Então chegou a hora da estrela da noite: peito de pato grelhado com curry vermelho, que já publiquei receita aqui. A diferença é que nesta noite usei o leite de coco importado da Tailândia e acreditem, fez toooda diferença!!! Nossa, o leite é magnífico! Mais cremoso e mais saboroso que o melhor dos nacionais. O curry utilizado também foi trazido da Tailândia, mais especificamente de Chiang Mai. Nós o saboreamos com um vinho francês rosé gelado, achei mais conveniente, tendo em vista ser um prato bem apimentado.
Por último, mas não menos importante, nossa sobremesa: bananas caramelizadas com cobertura de leite de coco. Comemos diversos tipos de sobremesas feitas com banana em nossa viagem, pois é fruta abundante por lá e muito consumida. Preparam-nas de todo jeito: fritas, assadas, empanadas, cozidas. Fiz esta cozida em uma calda com açúcar, açúcar mascavo, água, capim-limão, suco de limão. Receita ainda vou postar, aguardem! Enquanto isto, só babem, hehehe. Um vinho “late harvest” francês combinou perfeitamente.
Fechamos com café e chocolate, este último também comprado na Tailândia. Uma delicadeza só. Ah, e detalhe: a música ambiente era de um cd comprado no Camboja, gravado por uma banda que vimos tocando num dos templos que visitamos. Clima completo. O grupo estava super entrosado.
Abaixo, seleção de espumantes e vinhos que tomamos (a foto foi no dia seguinte, rsrsrs). Foram duas garrafas de espumante, duas de vinho branco, duas de vinho rosé e duas de vinhos de sobremesa.
Posso dizer que os convidados tiveram uma boa noção, muuuito próxima do que é a cozinha tailandesa e de tudo que experimentei por lá.
Fiz ótimos amigos nesta noite e me senti super feliz por todos terem curtido e principalmente, terem conhecido um pouco desta cultura fascinante.
E ano que vem já está decidido: a noite será portuguesa!! já dá pra imaginar né…
E quem quiser dar uma olhada nos meus posts sobre a Tailândia, pode ficar à vontade:
Lu. Que jantar fenomenal! Queria só os drinks e essa sobremesa de banana… Ah! Linda a decoração.
Oi Bruno!! Sim, foi mesmo sensacional o jantar!
O drink posso fazer pra vcs qualquer dia quando forem lá em casa!! Vamos marcar durante as olimpíadas, estou agora com tv na sala, hehehe. A gente escolhe um jogo do Brasil para um comes e bebes. Quem sabe repito um dos belisquetes tailandeses 😉
Beijos!!
Jantar incrível, Lu!
E olha que (depois do jantar mexicano) imaginei que vocês não conseguiriam se superar… ledo engano 🙂
Fantástico, parabéns!
Bjão!
Obrigada, Robinho!! Eu e Lego nos superamos a cada ano, hahaha. Beijão!!
Tudo muito bonito… Adorei a decoração e a apresentação dos pratos…
Meus Parabéns!
Obrigada, Marlon!!! Eu e minha irmã somos uma dupla infalível hahaha. Beijos!
Pingback: Spring rolls | Na mesa com Lu Hazin
Pingback: Phi Phi Islands – Parte 2 | Na mesa com Lu Hazin
Pingback: Aula de culinária vietnamita em Hoi An | Na mesa com Lu Hazin
Lu Hazin, do céu!!!! Fiz boa parte do seu jantar tay aqui em casa e foi simplesmente um sucesso!!! Tanto que vou ter que repetir! rsrs Mas aí apareceu um problema… A receita do espetinho de porco! Não tô achando em lugar nenhum!!! Socorro!!!!!!! Me ajuuuude!! rsrs
Obrigada pelas dicas e receitas maaaara de sempre!
Bjs Carol
Hahahaha que bom vc por aqui Carol!!! Então… esse espetinho é maravilhoso, mas vc me pegou numa hora impossível pra te passar a receita, pois estou no aeroporto indo pra França agora e só volto em 17 de junho!!! A receita está num livro de cozinha tailandesa que tenho em casa… mas te prometo enviá-la quando eu voltar!! Fico feliz que você tenha se aventurado por essa cozinha apaixonante!
Beijos! Lu
Pingback: Jantar francês em Recife | Na mesa com Lu Hazin