Pousada Paraíso – Itaipava/RJ

O nome já diz tudo… Descobri essa pousada há muitos anos, meus filhos ainda viajavam comigo, e minhas lembranças de lá eram as melhores possíveis. Naquela ocasião, eu havia participado de um “festival gastronômico”, onde qualquer hóspede poderia participar, preparando um prato à sua escolha, que seria servido no jantar do sábado a todo os outros hóspedes do hotel. Fiz um risoto cremoso de camarão com alho poró, um prato que adoro. Na época eu estava no começo do meu curso de gastronomia…

Uma coisa, outra, só voltei lá recentemente. Família querendo um lugar no “mato” pra descansar e passar um tempo junta, lembrei e sugeri irmos até a Pousada Paraíso. Reserva feita, lá fomos nós no feriadão de finados.

Área da piscina natural da Pousada Paraíso

Área da piscina natural da Pousada Paraíso

A ida foi meio complicada. Resolvemos confiar cegamente no GPS do carro novo e… perdemos pelo menos uma hora, pra cima e pra baixo, dando voltas num labirinto de estradinhas de barro sem fim. O GPS pega o caminho supostamente “mais curto”, mas nem sempre é a melhor opção… Portanto, se você for até lá, antes entre no site do hotel e veja quais as dicas para chegar até lá sem percalços.

Chegamos cansados, mas felizes. Nosso quarto foi bem escolhido, bastante amplo, com todo o conforto que merecíamos. Ficamos todos próximos, numa das casas da pousada, com três quartos vizinhos, que dividiam a mesma varanda. Como éramos 3 casais, foi mais que perfeito. Nossa suíte, a Canário da Terra, além do básico, tinha lareira e piscina de hidromassagem. Nada mal hein….

Recepção, sala de estar e nosso super quarto Canário da Terra

Recepção da Pousada, sala de estar e nosso super quarto Canário da Terra

A Pousada tem diversas opções de lazer durante o dia, como piscina natural, sauna, campo de pádel e tênis, rapel, escalada, golf, vôlei, arco e flecha, atelier para aprender a fazer artesanatos diversos, trilhas para trekking e observação de pássaros (“birdwatching”), ufa!! Não falta mesmo o que fazer!!

Oficina de artesanato, trilhas ecológicas e área de bar, próxima a piscina

Oficina de artesanato, trilhas ecológicas e área de bar, próxima a piscina

Foram catalogados mais de 200 tipos de pássaros na propriedade. Muito legal ficar observando as dezenas de pássaros diferentes que se aproximam do comedouro pela manhã, para se alimentarem de frutas e sementes. Isso é um grande diferencial na pousada. Cláudio conseguiu uns flagras maravilhosos dos pássaros mais ousados e de um esquilo fofo que se aproxima para comer côco seco todos os dias.

Alguns dos pássaros que tomam café junto com os hóspedes (o de cima do lado esquerdo é a "Asa Branca" do sertão, cantada por Luiz Gonzaga

Alguns dos pássaros que tomam café junto com os hóspedes (o de cima do lado esquerdo é a “Asa Branca” do sertão, cantada por Luiz Gonzaga

O casal proprietário é muito simpático. Mariana dá conta de tudo, sempre com um sorriso no rosto  e cheia de delicadeza. O Bernardo, nosso guia pelas trilhas, expert em pássaros, reconhece-os pelo canto, inpressionante. Nas horas vagas é chef de cozinha e comanda os almoços e jantares da pousada. Em falar nisso…

O café da manhã é farto, com tudo que temos direito, pães diversos, frios, cereais, etc. Tem uns biscoitinhos amanteigados que estão sempre lá, na mesa de chá e café, que são uma delícia (quando eu passava por perto não resistia…). Os ovos, você mesmo os prepara. Há uma chapa quente, espátula, lixeirinha, e aro para quebrar o ovo dentro. Sobrou pra quem fazer os ovos fritos para toda a família??! hahahaha.

Nossa mesa do café da manhã, ao lado dos pássaros e esquilos, embaixo de um florido bourganvile

Nossa mesa do café da manhã, ao lado dos pássaros e esquilos, embaixo de uma florida buganvília

Se quiser, você pode fazer as três refeições na pousada. O restaurante é amplo e bonito. Iluminado à noite fica cheio de charme. Na sexta-feira, foi servida de entrada uma sopa de legumes e depois uma excelente truta acompanhada de arroz de passas. De sobremesa, um mousse de chocolate com o mesmo sabor do que minha mãe fazia quando eu era criança. Tão boooommm…. :). No sábado foi uma verdadeira orgia, porque no almoço eram várias opções atraentes e saborosas, como carne assada, salmão, fricassé de frango e salada bem fresquinha. E no jantar, um festival completo de fondue (queijo, carne e chocolate) além de deliciosos canapés de cebola de entrada.

Nosso jantar de sábado à noite: canapés de cebola e festival de fondue

Nosso jantar de sábado à noite: canapés de cebola e festival de fondue

Tem uma última foto que publico aqui, com a qual fiquei bastante surpresa, apenas por um detalhe: eu bati a foto sem ter visto o minúsculo morador que descansava despreocupadamente…

Olhem que delicadeza de flor (e seu ilustre morador)

Olhem que delicadeza de flor (e seu ilustre morador)

Enfim, depois de um final de semana desses, dá aquela depressãozinha ao voltar pra casa e pensar que no dia seguinte a vida recomeça. Mas que graça teriam as viagens se vivêssemos eternamente viajando né?!

Quem gosta de natureza, clima de serra, fondues, vinhos e pousadas aconchegantes (só coisa ruim!!), deveria conhecer a região de Araras, também pertinho de Itaipava, com gastronomia pra ninguém botar defeito. Veja onde me hospedei em Araras. E mais algumas dicas gastronômicas aqui.

 

 

Anúncios

3 pensamentos sobre “Pousada Paraíso – Itaipava/RJ

  1. Pedaço de paraíso esse lugar… Eu amo lugares assim, com essa paz.
    Eu não precisava nem das atividades que eles oferecem lá, ficar em contato assim com o verde num lugar com essa beleza e tranquilidade já me deixariam feliz.. Mas adorei a observação dos pássaros, que coisa mais linda. E tb a área das refeições, muito bonita.
    Um encanto esse lugar, acho que tô precisando um pouco disso, viu.
    A hidro no quarto eu amei tb.
    Vai para a minha wish list!
    Bjo, Lu!

    • Pois é, Flavinha! Um lugar para vc renovar as energias. Muita tranquilidade… Os pássaros são mesmo um show a parte.
      Ah, gastei um bom tempo nas espreguiçadeiras kkk.
      Quando for, me conta lá no seu blog!!! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s