Le Chalet de la Fondue – Gramado/RS

Durante a semana que passamos (eu, meu marido e meus sogros) em Gramado, nos esbaldamos nos restaurantes maravilhosos de lá. Um deles, foi o Bouquet Garni, veja crítica completa aqui. Outro deles, sem dúvida, foi o Le Chalet de la Fondue.

Le Chalet de la Fondue, em Gramado/RS

Le Chalet de la Fondue, em Gramado/RS

Fomos almoçar lá no penúltimo dia de nossa viagem, estava fazendo muito frio. Por isto pedi logo um vinho, para “esquentar”… Um merlot, da Lidio Carraro, da linha Faces. Na minha humilde opinião a merlot harmoniza muito bem com filé mignon, pois como esta uva não resulta em vinhos com taninos muito fortes, e o filé é uma carne de sabor delicado, eles formam um belo casal, rsrsrs. A Lidio Carraro é uma das vinícolas do Vale dos Vinhedos, e seus vinhos são produzidos sem o tradicional uso da madeira. Eles explicam: é para valorizar a “expressão natural da uva e do terroir de origem”. Há controvérsias…

Salão do restaurante Le Chalet, vinho da Lidio Carraro e cardápio de fondues

Salão do restaurante Le Chalet, vinho da Lidio Carraro e cardápio de fondues

Então… estávamos lá pra comer fondue, claro! Eu e Claudio pedimos a Fondue Bourguignonne, tradicional, em que os pedaços de carne são fritos em óleo quente. Os molhos eram tantos que até perdi as contas, uns 15 ou 16. Lembro de alguns dos sabores (mentira, eu anotei!!): mostarda, laranja, abacaxi, curry, maçã, pimenta, vinagrete, ervas, alho com pistache, berinjela e cebola caramelizada. Consegui experimentar quase todos hahaha!! Meus sogros pediram o “La Pierrade” que consistia numa pedra quente para você grelhar pequenos bifes de filé mignon. Ambos os pratos vinham acompanhados de batata rostie, muito boa por sinal. E ambos eram extremamente bem servidos, não conseguimos comer tudo :(.

Fondue Bourguignonne e La Pierrade, pratos do Le Chalet de la Fondue

Fondue Bourguignonne e La Pierrade, pratos do Le Chalet de la Fondue

Café do Le Chalet

Café do Le Chalet

Optamos por não pedir sobremesa, (não cabia!), mas pedimos um café, que vem super “charmoso”. E aproveito para chamar atenção aqui do serviço, muito simpático e competente (ponto para o Le Chalet!). O ambiente é aconchegante e com decoração bem apropriada, lembrando os típicos chalés suíços, pois para quem não sabe, a Fondue é um prato típico daquele país. Tenho uma publicação bem legal sobre a Suíça, suas raclettes e fondues, clique aqui para ver.

Ah, um detalhe… quem for ao toilette do restaurante, atente para o aquário sob o chão. Isso mesmo! Coisa mais inusitada que já vi em banheiros. Você “pisa” nos peixinhos, hehehe.

Em frente ao Le Chalet está a Igreja do Relógio, um dos pontos turísticos de Gramado. Inaugurada em 1961, é uma igreja luterana. No verão fica rodeada de hortênsias.

Igreja do Relógio, em Gramado

Igreja do Relógio, em Gramado

 

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Le Chalet de la Fondue – Gramado/RS

  1. “Não cabia” a sobremesa foi sensacional, Lu! hahaha
    Muito show o post. Eu amo vinho, mas não sei harmonizar direito com a comida não. Legal sua dica!
    Adoro o Le Chalet, meu preferido de fondue em Gramado.
    bjksss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s