Desde que vim para o Rio, sempre preparo o almoço do dia dos pais em minha casa, para a família do meu marido. Meu pai morreu em 1990, lá se vão 25 anos sem sua presença marcante… Mas para minha alegria, minha mãe veio de Recife e marcou presença no evento :).
Este ano, o menu que escolhi foi o seguinte: de entrada, bolinho de bacalhau e caponata italiana (um tipo de conserva, tipicamente italiana). Prato principal: Pernil de cordeiro, geleia de hortelã, cuscuz marroquino com amêndoas, batatas calabresas com alecrim e salada verde de folhas. Sobremesa: Brownie de chocolate com sorvete.
Hoje vou postar a receita do cordeiro, que ficou sensacional. E a geleia de hortelã, que combina perfeitamente bem com o pernil. Ótimo para ocasiões desse tipo, festivas. Quem sabe você inova na próxima ceia de natal?!
Pernil de cordeiro assado
Ingredientes (para 15 pessoas):
3 pernis de cordeiro (comprei no Zona Sul, importado do Uruguai, cada um na faixa de 1,5kg);
Alecrim fresco (se preferir, pode ser seco também), ervas finas, 2 cabeças de alho, pimenta-do-reino moída na hora, sal e 1 garrafa de vinho tinto.
Modo de preparo: 2 dias antes, lave os pernis, faça furos com uma faca para que o tempero penetre, e tempere-os com o sal, pimenta, alho amassado, ervas e alecrim, coloque-os dentro de sacos plásticos, separados, e derrame vinho dentro dos sacos, dividindo o total do líquido da garrafa para os três pernis. Feche bem os sacos, tirando o ar de dentro, para que os pernis fiquem em total contato com o vinho e todos os temperos. Guarde na geladeira por 2 dias.
Retire-os da geladeira umas 2 horas antes de colocar no forno.
Pegue uma assadeira grande, forre com folhas de papel alumínio (lado brilhoso fica em contato com o alimento), todas as folhas unidas, de forma a não deixar passar o líquido da marinada. Disponha os pernis dentro da forma (sobre o alumínio) junto com a marinada e depois feche o alumínio formando uma grande “bolha”, para cozinhá-los no vapor (técnica do “papilote”).
Deixe o forno ficar bem quente (coloque em temperatura alta). Deixe cozinhar os pernis por 3 horas. Depois abra o “pacote” e deixe os pernis dourarem (em torno de 40 minutos). Eles podem ir para a mesa inteiros, decorados, ou simplesmente fatiados numa travessa, como eu fiz, pra facilitar que as pessoas se sirvam.
Geleia de Hortelã
Ingredientes
3 maçãs vermelhas, descascadas e sem caroço
3 maçãs verdes, sem caroço (com as cascas)
1 maço grande de hortelã
suco de 1 limão
1 litro de água
500g de açúcar
Modo de preparo: Corte as maçãs em cubos pequenos, coloque em uma panela funda, com 3/4 do maço de hortelã (só as folhas), o suco de limão e a água. Deixe cozinhar até que as maçãs estejam bem macias. Depois passe tudo num processador (não precisa ficar muito fino). Volte para a panela, acrescente o açúcar e deixe engrossar mais um pouco. Quando chegar no ponto desejado (tipo um purê cremoso), acrescente o restante das folhas de hortelã bem picadinhas, misture bem e desligue o fogo. Deixe esfriar até chegar na temperatura ambiente e sirva com o pernil de cordeiro. É de comer rezando e agradecendo a Deus, rsrsrs.
Depois vou postar a receita dos bolinhos de bacalhau que ficaram ótimos!!
Seguem mais algumas imagens da mesa no último dia dos pais…

Almoço do dia dos pais: pernil de cordeiro, geleia de hortelã, cuscuz marroquino, batatas calabresas e salada verde
Lu, deve ter ficado maravilhoso. Os furos na carne vc utilizou algum utensílio especial? Ou um garfo de ponta dupla atende?
Oi Mario!! Eu utilizei uma faca mais fina, que eu uso para filetar peixes, mas vc pode usar o garfo grande sim! Faça furos de todos os lados, para o sabor penetrar igualmente. Depois me conte! 😊
Pingback: Bacalhau de forno com creme de leite | Na mesa com Lu Hazin