Dando continuidade a nossa maravilhosa viagem para a Califórnia, vou aqui falar brevemente de um excelente restaurante que fomos em Berkeley, cidade localizada na costa leste da Baía de São Francisco, famosa por sua universidade, fundada em 1868, uma das melhores do mundo e prestigiadíssima.
Mas nem fui em Berkeley para ver a universidade, fui pra escolher um de seus restaurantes para almoçar, já que ela também é famosa por isto! Deixamos o carro numa de suas ruas residenciais e andamos até a Shattuck Avenue, onde há muitas lojinhas e restaurantes simpáticos, de todas as nacionalidades. Simpatizei imediatamente por um árabe, quase esquina com a University Avenue. Minha escolha foi muuuito acertada!!!
Chamava-se Zatar. Seu dono, chamado “While”, era natural de Bagdá. Conversadoooooooooorrr, hahaha. Meu marido queria uma coca-cola, ele disse que lá não eram vendidas essas bebidas americanas que fazem mal à saúde, e sugeriu uma limonada feita na hora. Estava uma delícia, realmente muito melhor que do que a coca, rsrs.
Pedimos um cordeiro grelhado. O que era aquilo?!! Tava muito saboroso!! Macio, bem temperado e acompanhado de homus tahine, arroz jasmine, salada de folhas frescas, molho de iogurte e pão folha (pão árabe super fino) tostado com azeite e zátar (ou zattar – mistura de especiarias utilizado como tempero, originário do Oriente Médio). O arroz tinha um sabor perfumado, perguntei do que se tratava e ele me falou que era devido ao “cardamomo” – uma especiaria proveniente da Índia e depois difundida pela Europa – que havia sido utilizada para saborizar o arroz, huuuuummmmm… Comprovem abaixo que beleza de prato!
Se você quiser aprender a fazer uma pasta de grão de bico (homus tahine) da qual falei acima, confira aqui. É uma excelente opção para receber amigos em casa. Faço sempre!
Para fazer as torradas que acompanham a pastinha de grão de bico, corte o pão árabe em fatias pequenas, pincele de azeite, salpique um pouco do zátar e doure no forno. Fica excelente.
O “zátar” pode ser encontrado nas Casas Pedro, assim como o pão árabe. Há opção também de comprar o zátar (zattar) da “Cia das Ervas“, vendido em alguns supermercados.
E se você está se programando para ir à Califórnia, veja algumas dicas nos meus posts anteriores (abaixo):