Depois de uns dias de férias, em Porto Belo, Bombas, Bombinhas e Florianópolis (contarei tudinho aqui depois), volto para publicar uma receita deliciosa de bolo de milho (atendendo a pedidos!). Mas digo logo, ele fica muito mais gostoso quente, recém saído do forno, que o digam as minhas amigas Ana Luiza e Lidiane que tiveram o privilégio de comê-lo assim, há umas semanas atrás, na mesa da minha cozinha…
Há quem diga que um bolinho assim é bom com café. Eu nunca aprendi a gostar de café, mas não foi por falta de “esforço”, rsrs. Minha irmã mais velha foi testemunha da quantidade de vezes que tentei me acostumar com o sabor amargo do café, aos 14 anos, quando morava com ela em São Paulo. Eu achava tão charmoso quem tomava um café depois das refeições!! (continuo achando, hehe). Mas o problema não era só ser amargo, afinal, eu adoro cerveja (e quanto mais amarga e forte, mais eu gosto). Acho que era o fato de ser amargo e quente ao mesmo tempo… Amargo pra mim, combina com gelado, ;). Mas vamos lá…
Bolo de milho
Ingredientes:
1 lata de milho em conserva (com a água e tudo)
mesma medida (da lata) de açúcar, de leite e de flocão
1/2 medida (da lata) de óleo
3 ovos
2 colheres sopa de manteiga sem sal
1 colher sopa de fermento
2 colheres sopa de queijo ralado
1 colher sopa de sementes de erva doce (opcional, nem sempre utilizo)
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma
Modo de preparo:
1. Separe todos os ingredientes e já deixe preparada a fôrma. Acenda o forno a 180°.
2. Bata no liquidificador o milho com a água, o leite, o óleo, os ovos inteiros, a manteiga e o queijo ralado.
3. Acrescente o flocão e bata mais um pouco.
4. Em um bowl, coloque o açúcar, a erva doce (se gostar) e o fermento. Acrescente a mistura do liquidificador e misture tudo muito bem.
5. Coloque na fôrma e deixe no forno por 45 min. Esse tempo varia um pouco, dependendo do seu forno. Verifique se o bolo está bom usando o velho truque do palitinho de dente. Basta enfiá-lo no bolo e se sair limpinho é porque está bom.
6. Retire do forno, aguarde uns minutos e desenforme-o.
Sugiro servir imediatamente, acompanhado de um café ou expresso, caso goste… Se não, faça como eu, vá de coca-cola, rsrsrs.
E se você gosta de bolo de milho, certamente irá adorar o meu bolo de macaxeira (aipim).
Estou sofrendo com essa vontade de comer de novo esse bolo…
Então faça você mesma e me diga como ficou!!
Essa receita é excelente e, aparentemente, fácil de fazer… curti bastante.. Beijos e continue postando essa receitas práticas e boas..
Obrigada, Bruno!! Beijos!!
Olá, mas não sei o que é flocão..rs
Olá, Vanderlene!! O flocão é um produto feito com o milho, só que em flocos. Existem de várias marcas no supermercado, como Yoki, Vitamilho, Sinhá, Maratá, etc. Você encontra fácil no setor de farinhas.