Hambúrguer de costela bovina

Hambúrguer de costela bovina

Hambúrguer de costela bovina

Tenho frequentado uma hamburgueria que abriu em Botafogo há uns 3 meses, na Muniz Barreto, a Hell’s Burger, por indicação de um amigo Chef de Cozinha. Desde a primeira vez que experimentei, fiquei apaixonada, rsrsrs. E o mais incrível é que não tenho nenhum hábito de comer fast food. Muito pelo contrário, tenho até uma certa aversão. Acreditem ou não, eu não como um sanduíche da Mc Donalds, BK ou Bob’s há anos…

Mas enfim, fiquei tão maravilhada com o sabor da carne deste hambúrguer que resolvi tentar reproduzir em casa. Não ficou igual ao da lanchonete, mas ficou bem saboroso, a ponto de eu querer compartilhar a minha experiência. Segundo o cardápio deles, no hambúrguer “fifty fifty”, eles utilizam metade “filé de costela” e metade “bacon”. Não usei a mesma proporção, e o bacon que utilizei foi um português, com pouca gordura, vendido em pedaço (não fatiado) no Pão de Açúcar, mas na falta dele, você pode utilizar o bacon comum nacional. Também dei um incrementada no recheio, pois além do queijo cheddar, acrescentei cogumelos paris grelhados e cebola roxa caramelizada… Mas vamos ao que interessa:

Hambúrguer de Costela Bovina e bacon defumado (bacon)

Rendimento: 8 hambúrgueres

Ingredientes do hambúrguer:

700g de filé de costela (compre no açougue uma costela fresca e separe a carne, sem osso, sem pele, sem gordura) cortado em cubinhos

300g de bacon defumado picado

1 colher sopa de molho inglês

2 dentes de alho picados

1 cebola média picada

8 fatias de queijo cheddar

8 pães de hambúrguer (com ou sem gergelim)

sal e pimenta do reino a gosto

Para as cebolas caramelizadas:

3 cebolas roxas cortadas em julienne (tiras fininhas)

Manteiga suficiente para fritá-las

1 colher sopa de açúcar

1 pitada de sal

Para os cogumelos:

4 ou 5 cogumelos (do tipo paris) fatiados

Manteiga e azeite para grelhar

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

1) Fazer a cebola caramelizada, levando a cebola já fatiada para fritar numa frigideira com manteiga. Coloque o sal e o açúcar. Quando estiver macia e levemente dourada, desligue o fogo e reserve.

2) Grelhe os cogumelos fatiados em frigideira com azeite e manteiga. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto. Não precisa deixar no fogo por muito tempo, só o tempo de amolecerem. Reserve.

Cebolas caramelizadas e cogumelos paris grelhados

Cebolas caramelizadas e cogumelos paris grelhados

3) Prepare os hambúrgueres:

Passe todos os ingredientes num bom processador, para que fique tudo bem misturado e homogêneo.

Depois, com ajuda de um aro de metal, você vai formando os hambúrgueres com uns 2cm de altura (cada um pode ficar pesando entre 150 e 200g, dependendo do diâmetro do aro, ou do seu gosto pessoal).

Hambúrgueres de 180g mais ou menos

Hambúrgueres de 180g mais ou menos

Use uma chapa muito quente para fritá-los (usei uma chapa de ferro), para que fiquem crocantes por fora e suculentos por dentro. Frite um lado e deixar ficar tostadinho. Ao virar, já colocar a fatia do queijo, para que derreta.

Enquanto isso, coloque o pão para aquecer no forno, forno elétrico ou chapa.

Quando a carne estiver no ponto desejado (o ideal é que fique “ao ponto”), acomode na metade do pão, acrescente um pequena porção de cebola caramelizada, alguns cogumelos e feche o sanduíche.

Monte sobre o pão: a carne, queijo, cebola e cogumelos.

Monte sobre o pão: a carne, queijo, cebola e cogumelos.

Hambúrguer pronto!

 

Lá no Hell’s, ele é servido com um molho barbecue da casa, muito bom. Eu servi com um mango chutney (molho agridoce de manga) que eu mesma fiz na semana passada. Qualquer dia coloco a receita aqui. Mas para quem não tem o mango, pode servir com mostarda, maionese, ketchup… aí vai ao gosto do freguês.

A bebida também fica a seu critério. Eu escolhi acompanhar com uma cerveja Stella Artois bem gelada! Há quem prefira a velha coca-cola, ou quem sabe, uma caipirinha… um vinho tinto… Só sei que agora sou adepta dos hambúrgueres: mas por enquanto, só os meus e os do Hell’s!

 

 

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Hambúrguer de costela bovina

  1. Pingback: Hambúrguer caseiro: como fazer receita simples e deliciosa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s