Estrasburgo – Alsácia – França

Em 2009 fiz uma viagem para a França, mas naquela ocasião uma região ficou inexplorada: a Alsácia (Alsace). Região que faz fronteira com a Alemanha e Suíça. Este ano, não perdi a oportunidade de conhecê-la e não me arrependi!! Quase todas as cidadezinhas são aconchegantes, charmosas e com excelente gastronomia.

Catedral de Estrasburgo

Catedral de Estrasburgo

Entramos na Alsácia por sua capital, Estrasburgo (Strasbourg em francês), fronteira com a Alemanha. Uma cidade com menos de 300 mil habitantes, mas com uma história fascinante. Fundada em 12 A.C., possui uma catedral belíssima, finalizada em 1439. Foi a igreja mais alta do mundo até 1880 quando foi ultrapassada pela catedral de Colônia, outra magnífica igreja.

"Petite France", parte da cidade com casas pitorescas à beira do Reno

“Petite France”, parte da cidade com casas pitorescas à beira do Reno

Estrasburgo já foi francesa, depois alemã, depois francesa outra vez, mais uma vez alemã (na 2ª Guerra Mundial) e no final da guerra, voltou a ser francesa, finalmente. Daí sua gastronomia sofrer uma influência alemã tão forte. Aliás, é assim em toda a Alsácia. Lá, são tradicionais uns biscoitos amanteigados, que atraem milhares de turistas. Limitei-me a degustar unzinho em uma de suas famosas lojas de biscoitos. Para mim, nem chegou aos pés dos biscoitos amanteigados da Escócia! Tenho verdadeira paixão por eles…

Ficamos hospedados num Ibis da vida, afastado do centro da cidade, porém, a 100m do hotel, havia uma parada do “tramway”, um metrô de superfície que nos levava até o centro. Dessas facilidades fantásticas que encontramos na Europa…

"Tramway", metrô de superfície, em Estrasburgo

“Tramway”, metrô de superfície, em Estrasburgo

Neste primeiro dia, após visita à catedral (subimos sua torre, 330 degraus, 66 m de altura, tem que ter muito fôlego, mas vale a pena!) e uma boa caminhada por suas ruelas históricas, no entorno da igreja, resolvemos almoçar no Chez Ivonne, restaurante tradicional, ambiente bem pitoresco. Nos instalamos no primeiro andar da casa, pois estava praticamente lotado! Comi um “tranche de dos de porcelet farci” (fatia das costas de leitão recheado), e meu marido “quenelles de foie” (bolinhos de fígado), ambos acompanhados de batatas “sautées” e salada. São comidas bem típicas alsacianas, um pouco pesadas talvez, por causa da presença alemã, mas muito saborosas. Vinho branco local, delicioso, servido numa jarrinha de louça. Um charme!

"Tranche de dos de porcelet farci" - Chez Ivonne, Estrasburgo

“Tranche de dos de porcelet farci” – Chez Ivonne, Estrasburgo

"Quenelles de foie" - Chez Ivonne - Estrasburgo

“Quenelles de foie” – Chez Ivonne – Estrasburgo

Vinho branco alsaciano - Chez Ivonne - Estrasburgo

Vinho branco alsaciano – Chez Ivonne – Estrasburgo

Dia seguinte ainda perambulamos muito pela cidade, conhecemos a “Petite France”, pequeno trecho à beira do Rio Reno, cheio de casinhas com madeirame, e vários “bateaux” levando turistas pra cima e pra baixo. Num certo momento dei de cara com uma feira local, que não deixo nunca de explorar. Acho o máximo descobrir ingredientes que nunca vi.

Feira livre em Estrasburgo

Feira livre em Estrasburgo

Depois almoçamos num pequeno restaurante de “galettes”, que nada mais são que crepes feitos com trigo sarraceno, mais crocante e saboroso que o trigo tradicional. Pedi uma galette com recheio de presunto, queijo emental, ovo, cogumelos e cebolas caramelizadas. Excelente. E pedi pra beber o mesmo que todos estavam pedindo nas mesas do lado: cidra! Era especialidade da casa, que se chamava: “La Bolée… de Cidre”. Ainda comemos uma galette doce, com banana e nutella… hummmmmm.

"Galette" do "La Bolée..."

“Galette” do “La Bolée…”

Ainda há muito para falar da Alsácia, o que deixarei pra fazer nos próximos posts. Cidades lindas, pratos deliciosos, me aguardem!!!

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Estrasburgo – Alsácia – França

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s