Viagem ao Reino Unido e Irlanda parte 4

Do lado de fora do Reino Unido, na República da Irlanda, ou simplesmente Irlanda, tudo me pareceu mais ou menos no mesmo nível (do Reino Unido) em termos de qualidade de vida, de educação, de transporte, de economia, de organização. Tudo funciona. Os preços são mais ou menos os mesmos, nos hotéis, restaurantes e transportes públicos. A diferença, é que aqui a moeda é o Euro, enquanto que no Reino Unido é a Libra Esterlina (Pound).

Newgrange

Newgrange

Nossa primeira parada na Irlanda foi num monumento pré-histórico muito famoso (embora, antes de viajar pra Irlanda eu nunca tenha ouvido falar dele…), construído antes mesmo das pirâmides do Egito, entre 3.300 e 2.900 A.C. Trata-se de uma tumba, que tem sua câmara central iluminada por um raio de sol, ao amanhecer, apenas no dia do solstício de inverno… é realmente surpreendente, como algo tão antigo já tem tanta sofisticação matemática. Estava muito frio nesse dia. De lá partimos para Dublin, cidade que me conquistou de primeira, e que eu poderia voltar muitas outras vezes. Ficamos apenas duas noites…

Temple Bar

Temple Bar

Visita obrigatória em Dublin: Temple Bar. São duas coisas na verdade. A primeira, trata-se de uma região de bares e restaurantes, muito simpática e animada. E a outra, é o The Temple Bar, um pub antigo (1840) e tradicionalíssimo, que se destaca na região de mesmo nome. Tem uma fachada vermelha, fica de esquina, e está sempre lotado. Entramos para tomar uma Guiness com ostras (tradição local) e olharmos o movimento, pois estava rolando uma música bem irlandesa, ao vivo. Imperdível pra quem visita Dublin. A combinação de Guiness com as ostras frescas é sensacional!!

Ostras frescas com Guiness, genial

Ostras frescas com Guiness, genial

Após os aperitivos, almoçamos num restaurante situado perto do pub, o “The Shack” , onde comemos um patê de fígado de galinha de entrada e depois um contra-filé muito saboroso, embora não chegue aos pés dos argentinos…

Contra-filé do The Shack

Contra-filé do The Shack

No dia seguinte, caminhamos ao longo da famosa “Grafton Street”, a mais popular avenida de compras, passamos pelo Trinity College, cuja biblioteca é indiscutivelmente a mais impressionante que já vi, e por fim, após tirarmos fotos com a Molly Malone, almoçamos num pequeno bistrô francês, o “The Green Hen“, onde comi um “ombro” de carneiro com purê de batatas. Estava delicioso sim!

Ombro de cordeiro com purê de batatas

Ombro de cordeiro com purê de batatas

Da Irlanda, ainda conhecemos a pitoresca Kilkenny, com um lindo castelo e ruas que guardam uma atmosfera medieval; Kinsale, à beira mar, cidade de veraneio, de pesca, de bons restaurantes de frutos do mar; e Waterford, que possui uma famosa e fantástica fábrica de cristais, onde vimos verdadeiras obras de arte em cristal (nem queiram imaginar o preço!!!).  Lá, depois de muito rodar debaixo de chuva (era tarde, muitos restaurantes estavam fechados!) almoçamos num restaurante italiano, o “Emiliano’s”, com staff muito simpático, onde meu marido teve a feliz idéia de pedir vieiras, com molho rosé, ao champagne, que estava muito bom.

 

Vieiras ao molho de champagne

Vieiras ao molho de champagne

 

No próximo Post, País de Gales e Londres.

O País de Gales possui mais castelos por metro quadrado do mundo! Faz parte do Reino Unido, embora tenha um parlamento autônomo em relação à Coroa Britânica.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Viagem ao Reino Unido e Irlanda parte 4

  1. Pingback: Viagem ao Reino Unido e Irlanda Parte 3 | Na mesa com Lu Hazin

  2. Pingback: Viagem ao Reino Unido e Irlanda – Parte 5 (última) | Na mesa com Lu Hazin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s