Macarronada de camarão ao coco

Macarronada de camarão

Macarronada de camarão

Atendendo a pedidos, e interrompendo um pouco a sequência de postagens sobre minha viagem ao Reino Unido e Irlanda (não percam o próximo post sobre a Irlanda!) vou disponibilizar aqui a receita de uma macarronada muito especial, que aprendi com minha mãe. Ao longo do tempo fui acrescentando uma coisinha aqui, adaptando outra ali, e hoje é um prato que faço com frequência, pois é rápido, simples, saboroso e todos adoram. A questão é que não tenho uma “receita” propriamente dita, uso do instinto, misturando quase sempre os mesmos ingredientes. Você vai precisar usar seu instinto também, por isto vou dar apenas um “roteiro básico”, hahahahaha.
Segue:
Macarronada de Camarão
Ingredientes (6 pessoas):
2kg de camarão
2 cebolas picadas
4 tomates sem sementes picados
3 dentes de alho amassados
1/2 pimentão picado
cheiro-verde a gosto picado
azeite para refogar
2 vidros de leite de côco
1 colher sopa de azeite de dendê (opcional)
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes bem picadinha (opcional)
2 copos de caldo de camarão (preparado com as cascas, cenoura, cebola e talos de salsa e cebolinha)
maizena para engrossar um pouco o molho
sal e pimenta do reino a gosto
1 pacote macarrão tipo espaguete, de grano duro
Modo de preparo:
Retirar as cascas e limpar os camarões. Botar as cascas numa panela com um litro de água, rodelas de cenoura, cebola e talos de salsa e cebolinha, para reduzir e fazer um caldo (pelo menos dois copos). Enquanto isso, em outra panela, refogar a cebola e o alho no azeite. Acrescentar os tomates, o pimentão (se quiser pode botar um pouco de extrato de tomate para dar uma cor mais bonita), a pimenta dedo de moça, e deixar refogar bem. Incluir o cheiro verde e refogar mais um pouco.
Enquanto isto, coloque uma panela grande de água pra ferver pra cozinhar o macarrão e outra menor pra aferventar os camarões (deixo eles por no máximo 3 minutos na água fervente e escorro).
Continuando… depois de tudo bem refogado, bata no liquidificador com o caldo de camarão coado. Volta tudo para o fogo, acrescenta o leite de côco, sal, pimenta do reino, azeite de dendê (não exagerar!). Quando ferver, colocar os camarões e dar o ponto no molho com um pouco de maizena (aproximadamente 1colher de sopa) dissolvida em um pouco do caldo de camarão (se ainda tiver) ou com um pouco de leite. Deixar ferver mais um pouco e verificar consistência (cremosa, mais pra rala que pra grossa, se achar necessário colocar mais maizena), ajustar sal e pimenta.
Escorrer o macarrão e misturar bem com este molho de camarões, dentro da própria panela, de forma que fique muito bem envolvido com o molho. Servir imediatamente (eu sempre sirvo na panela, mas vc pode colocar numa refratária). De preferência, acompanhar com um bom vinho branco gelado.
Eu servi esta macarronada ontem para um grupo de amigos após darmos uma volta na Lagoa (correndo!!). Para repor as energias, harmonizei o macarrão com um chileno (Los Vascos) Sauvignon Blanc. Ficou ótimo!!!
Divirtam-se e me dêem retorno se ficou bom ou não!!!!!
Anúncios

5 pensamentos sobre “Macarronada de camarão ao coco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s