Polvo delicioso de verão

Não pensem que desisti do blog. Muito menos de cozinhar ou de explorar restaurantes por aí afora. A questão é que tirei umas “férias do computador”, bem merecidas, e me ausentei por quase dois meses. Aproveitei pra fazer turismo pelo Rio de Janeiro mesmo, com uma amiga que veio de Recife e depois com meus irmãos que vieram passar o reveillon aqui. Não tive muito tempo de cozinhar em dezembro, mas continuei explorando algumas comidinhas aqui e ali e lendo todas as publicações de gastronomia disponíveis nas bancas. Estou aliás me viciando nisso. São mais de 10 revistas por mês… Por isso, já comecei 2013 com a criatividade em alta. Preparei um polvo grelhado, com um risoto leve e colorido, combinando com o verão. E  harmonizado com um achado: um vinho rosé californiano, de uva Zinfandel.

Vinho rosé californiano, próprio para o verão

Vinho rosé californiano, próprio para o verão

Em falar em uva, concluí em dezembro o “Curso Aprofundado de Degustação”, do Euclides Penedo Borges, na ABS-RJ. Valeu muuuuito a pena, pois tive chance de experimentar vinhos que não conseguiria normalmente, pois são caríssimos. E aprendi um pouquinho mais sobre as diversas variedades de uvas (tintas e brancas) e seus sabores intrínsecos.

Outra novidade é que compramos mais uma adega e agora tenho espaço para 70 vinhos. Separei uma adega para vinhos do dia-a-dia, outra para vinhos do Velho Mundo, outra para o Novo Mundo e uma última para os brancos, rosés e espumantes. Nada como começar o ano com tudo organizado. Fiz até um “menu”, para quando eu quiser escolher um vinho não precisar ficar abrindo as portas das adegas e puxando todas as gavetas feito uma louca. Que venham mais vinhoooos!!

Polvo grelhado com risotto rosé de framboesa, com croutons ao pesto de manjericão

Ingredientes (para duas pessoas):
Para o polvo: 1 polvo grande de 1,2kg mais ou menos, limpo, 1 cebola, sal, pimenta do reino, um dente de alho picado, azeite pra grelhar.
Para o risotto: 1 xícara de chá de arroz arbóreo, ½ cebola picada, 1 dente alho picado, 1 tablete de caldo de legumes dissolvido em meio litro de água fervente, 2 colheres sopa de framboesa (comprei a fruta congelada), 1 pimenta dedo-de-moça, sal, pimenta, 50g de manteiga, 50g queijo parmesão ralado.
Para os croutons: 2 fatias de pão de forma sem as bordas, picadas em mini-cubos, ½ molho de manjericão, 1 dente de alho, 1 colher chá de queijo parmesão, sal, azeite qb.

Modo de preparo do polvo: Cozinhar o polvo na pressão, com a cebola cortada em 4 partes e um pouco de sal, por 10 min (depois que pegar a pressão). Separar os tentáculos e temperar com pimenta, sal e alho. Só grelhar próximo ao momento de servir, apenas para dar uma cor e uma crocância suave.

Tentáculos de polvo devem ser grelhados na hora

Tentáculos de polvo devem ser grelhados na hora

Modo de preparo do risotto: Bater o caldo de legumes com a framboesa no liquidificador, voltando o caldo para o fogo (ele deve estar quente ao ser colocado no risotto). Refogar o arroz com azeite, cebola e alho. Acrescenta o vinho rosé e mexer até secar. Vai acrescentando o caldo de legumes e framboesa aos poucos e mexendo sempre. Na metade do processo, acrescentar a pimenta bem picadinha, e colocar um pouquinho das sementes, se gostar de picância. Se precisar de mais líquido, acrescente água fervente, mas o arroz deve ficar al dente. No final, desligue o fogo e acrescente manteiga fria em pedacinhos e o queijo parmesão. Misture bem e sirva imediatamente.

Modo de preparo dos croutons: Fazer um pesto no mini-processador (ou liquidificador) com o manjericão, alho, queijo parmesão, sal e bastante azeite. Misture este molho ao pão já picado, deixando um restinho para decorar o prato. Asse os croutons em forno quente, tomando muito cuidado para não queimar! Prepare-os antes do ristotto.

IMG_1731-001

Arrumação do prato: Primeiro sirva uma porção do arroz, arrume os tentáculos ao lado do risotto, por cima os croutons, um ramo de manjericão e pequenas porções do molho pesto em volta. Veja a foto abaixo!!!!

Prometo que não demorarei tanto da próxima vez, estou com muitas receitas apetitosas!! Me aguardem!!

Polvo grelhado com risotto rosé de framboesa e croutons de pesto

Polvo grelhado com risotto rosé de framboesa e croutons de pesto

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Polvo delicioso de verão

  1. Amiga da Onça!! Como é que você me faz ir a uma nutricionista, e posta um prato como este????? A consulta vai prá sua conta!
    Parabéns Lu, m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o, como tudo o que faz!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s