Cachorro-quente “oriental”

Cerveja é uma grande paixão minha (e da maioria dos brasileiros!). Não sou expert, mas gosto de experimentar novas marcas, inclusive internacionais. Postei aqui em novembro de 2010 comentários sobre algumas cervejas que tomei durante uma viagem à Alemanha, Holanda e Bélgica (confira). No começo desse mês, saiu um especial sobre cerveja no Globo, resolvi então dar uma explorada nas cervejas importadas que estão invadindo as prateleiras dos supermercados.

A primeira leva de cervejas que degustamos: a Petra (nacional) me surpreendeu. De trigo, alta fermentação, 5,2%

A cerveja é uma bebida obtida a partir da fermentação de um cereal (ou mais), normalmente a cevada (também utiliza-se muito o trigo) e da adição de lúpulo, malte e água. Só que as leveduras que são utilizadas na fermentação são de tipos diferentes, resultando estilos de cerveja diferentes. Assim como acontece com os vinhos, existe uma imensa variedade de sabores e aromas nas cervejas, pois tudo depende da qualidade e dos tipos de ingredientes usados na sua fabricação.

Convidei o Chef, e grande amigo Dudu, para me ajudar na degustação. Para acompanhar a bebida, preparei um “cachorro-quente oriental”, minha mais nova invenção.

Nesta noite, degustamos cerveja belga, alemã, austríaca, holandesa e brasileira. Ora de cevada, ora de trigo. Todas claras, mas de tons de amarelo bem diferentes (do claro ao amarelo ouro, cristalinas e turvas). Com variações de teor alcóolico (de 4,5% a 5,5%). Cada cerveja, um sabor diferente.
Só faltou organização!!!!! Não tomamos da mais leve para a mais forte, como deve ser feito. Fomos tomando aleatoriamente, escolhendo as mais geladas primeiro, hehehehe. Da próxima vez, faremos uma degustação decente.

Segunda leva de cervejas degustadas. A nacional Baden Baden Cristal, é pilsen, leve como o brasileiro gosta.

Quanto ao meu cachorro-quente, até que ficou interessante! Anotem aí:

Cachorro-quente Oriental:
Ingredientes:1 pacote de linguiça mista da Sadia (4 unidades), 3 cebolas roxas grandes fatiadas finamente, um molho de nirá (broto de alho), 1 colher sopa de gengibre bem picado, azeite, sal e pimenta do reino a gosto, 12 folhas de massa para harumaki (rolinho primavera).
Ingredientes para o molho: mostarda amarela, mel e wasabi em pasta (raiz-forte).
Modo de preparo: Numa frigideira grande, coloque azeite  e as cebolas fatiadas para dourar (fogo baixo). Acrescente o gengibre e o nirá, refogue mais um pouco e tempere com sal e pimenta do reino. Desligue o fogo e coloque em um recipiente. Na mesma frigideira, doure as linguiças (cortadas em 3 pedaços cada uma). Reserve. Com ajuda de uma faca,  corte cada folha de harumaki em quadrados um pouco menores (14 ou 15cm). Recheie com a linguiça e um pouco da mistura de cebola com nirá. Feche a massa com ajuda de um pouco de farinha de trigo misturada com água. Frite em óleo quente e escorra em papel absorvente. Sirva com o molho. Para prepará-lo, coloque uma boa quantidade de mostarda, um pouco de mel (prove a mistura até que fique do seu agrado) e acrescente o wasabi (também na medida do seu gosto). Misture bem.
O mais complicado pode ser fazer os rolinhos. A dica é: coloque o quadrado com uma das pontas pra baixo (apontando pra você), posicione a linguiça horizontalmente em relação a você. Acrescente um pouco da mistura de cebola e nirá. Dobre esta ponta que está pra baixo, por cima da linguiça. Dobre a ponta direita em direção ao centro (colando), depois a ponta esquerda, também em direção ao centro (colando), e agora vá enrolando até fechar com a ponta de cima (colando bem!).

Cachorro-quente “oriental” para acompanhar a cerveja, um ótimo aperitivo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s