Sempre que penso na Índia, lembro das aulas de história no colégio, em que falavam das grandes navegações e a corrida pelas tão procuradas “especiarias”. Os europeus viajavam até a Ásia, buscando sempre novas rotas, em busca de temperos e produtos exóticos, tais como café, canela, cravo-da-índia, pimenta, cana-de-açúcar e muitos outros produtos que eram raros naquela época e que por isto atingiam altos valores comerciais na Europa. Imagino quantos não enriqueceram nessa aventura… E quantos morreram tentando…
Mas graças a esses caras, os sabores foram literalmente se espalhando pelo mundo. Da Índia e das regiões próximas, herdamos muitos desses condimentos, como o gengibre, a pimenta-do-reino, canela, noz-moscada, cardamomo, cominho, semente de mostarda, etc. A culinária indiana é riquíssima devido à mistura de todos esses sabores em preparações diversas que variam, inclusive, de região para região. Além disso, os indianos adoram acrescentar frutas em suas preparações salgadas (como na Tailândia). Não podemos esquecer dos famosos “chutneys”, espécies de geléia agridoce, feitos com frutas diversas, como manga (o mais famoso, que em breve postarei aqui), abacaxi, laranja, carambola, tomate, etc. Os pratos também são, na maioria deles, muuuuuuito picantes!
Alguns dos temperos típicos indianos são misturas de várias especiarias, como o Garam Masala (cominho, grãos de coentro, pimenta preta, cardamomo, cravo, canela, noz-moscada e louro) e o famoso curry, utilizado não só na Índia, como também na China, Japão e Tailândia. Composto de vários ingredientes, entre eles pimenta-do-reino, cominho, cravo, erva-doce e cardamomo. Foi justamente este tempero que resolvi conhecer melhor no final de semana passado. Pedi ao meu marido pra passar numa das “Casas Pedro”, no Saara, e comprar um curry indiano de verdade, importado, e uma manteiga ghee (indiana), clarificada. Como esta estava em falta, comprei uma ghee nacional. A partir daí dei uma pesquisada na internet a respeito de receitas de frango ao curry. Vi uma infinidade delas. Terminei meio que fazendo uma mistura entre duas ou três receitas. Ficou muito bom e foi aprovado pelos comensais. Não dá muito trabalho e é ótimo para um dia de domingo. Mas cuidado: o curry indiano é bem mais apimentado que o nosso!!!!
Frango ao Curry indiano com arroz basmati
Ingredientes: 500 g de peito de frango cortado em pequenas tiras, 500 ml de caldo de galinha (pode ser com knorr), 1 tomate picado, 1 cebola grande picada, 2 colheres (sopa) de manteiga ghee (ou manteiga de garrafa), 1 colher (chá) de canela em pó, 2 colheres (sopa) de curry, 2 colheres (sopa) de maizena, 250 ml de leite de coco, 200 g de coco ralado (ou picado), 2 bananas d’água em rodelas, 1 maçã verde descascada e picada, 200g de iogurte natural, salsinha a gosto.
Modo de preparo: Coloque a manteiga e a cebola numa panela wok (ou frigideira funda) e deixe refogar um pouco. Acrescente o frango e deixe dourar. Acrescente o tomate e refogue bem. Tempere com canela, curry e junte o caldo de galinha misturado com a maizena. Deixe cozinhar em fogo brando, por uns 5 min. Junte então as frutas, o iogurte, o leite de coco, o coco ralado. Misture delicadamente e deixe cozinhar na panela tampada por mais uns 10 min. Ajuste o sal e polvilhe a salsinha picada. Sirva com arroz basmati, também tipicamente indiano (a marca Tio João vende em pacotes de 500g) e uma salada de folhas verdes.
Eu comi! Luciana, muito bom o prato! Leva mais pra gente degustar no trabalho! (rs)
Próximo prato que eu fizer, levo sim chefinho!!!! rsrsrsrsrs.
Da para usar manteiga brasileira para este prato? Como eu faco o curry ou o garam massala? Qual e a quantidade de cada ingrediente! Muito obrigada pela postagem!!!!
Oi Carol! Sim, dá pra usar manteiga brasileira. Melhor ainda, aquela manteiga de garrafa, muito usada na culinária nordestina, porque é uma manteiga “clarificada”, como a ghee. Quanto aos ingredientes corretos do Curry ou do Garam Massala, precisarei pesquisar, depois lhe digo. Vc mora no Rio? Nas Casas Pedro, vende o curry importado, indiano, muito bom. Abs!!