No quarto dia de orgia gastronômica em Recife, lá fomos nós, eu e Sérgio, comprar um peixe no Mercado da Encruzilhada, construído em 1824, ainda mais antigo que o de Casa Amarela. Compramos um Dentão de 6,900 kg. Gigante né?! Tinha que ser, afinal, teríamos muitos convidados nesse dia.
Quando chegamos em casa, Sérgio o lavou bem lavadinho, temperou com limão, sal, pimenta do reino e fatias de alho enfiadas por todo o seu corpo (dica dele!). À parte, preparei um molho de tahine, com limão, azeite, alho,sal e um pouco de água. Assamos no forno (finalizamos com salsinha picada por cima), e servimos acompanhado de batatas e beringelas assadas com o mesmo molho de tahine e um cuscuz marroquino ao pesto de manjericão, com amêndoas tostadas. A saladinha foi só pra “amenizar”, rsrsrs.
Para a sobremesa, minha mãe preparou seu delicioso “creme gelado de chocolate com creme de baunilha”. Meu Deus, uma glória! Isto porque eu nem gosto tanto assim de chocolate. Este, tenho obrigação de dividir com vocês. É uma receita que está num livro (de 1975) que desde que eu me entendo de gente que minha mãe o tem (e eu tenho uma cópia xerox desde que casei, foi meu primeiro livro de culinária), cuja autora é pernambucana chamada Lourdinha Bastos Monteiro. Segue a receita:
Creme gelado de chocolate
Ingredientes: 5 ovos – o mesmo peso dos ovos de açúcar, de manteiga e de chocolate em pó ou nescau – 1 colher sopa de água – 1 colher sopa de maizena.
Modo de preparo: Juntam-se o açúcar, o chocolate, a manteiga e a água e aquece-se ligeiramente, mexendo bem. Retire do fogo, junte as gemas, uma a uma, mexendo continuamente até ficar um creme liso. Junte então a maizena. Bata as claras em neve bem firme e junte ao creme. Despeje em uma forma de buraco bem untada com manteiga e cozinhe em banho-maria. Serve-se bem gelado com o creme de baunilha.
Creme de baunilha
Ingredientes: 1 litro de leite – 5 gemas – 2 colheres de sopa rasas de maizena – 4 colheres sopa de açúcar – 1 colher chá de essência de baunilha – sal a gosto.
Modo de preparo: Leva-se tudo ao fogo (exceto a baunilha), mexendo sempre até ficar um creme ralo. Ao sair do fogo, põe-se a baunilha, depois leva-se à geladeira. Servir com o creme gelado de chocolate.
Impossível não gostar!! Acreditem!!
No último dia da minha estada, para nos darmos um pouco de descanso, fomos a um restaurante chamado Pantagruel, em Casa Forte. Estava acontecendo o “Pernambuco Restaurante Week” e pedimos o menu oferecido para a ocasião, que era uma beringela à parmegiana, um lombo de porco com molho de mostarda e mel e batatas gratinadas, e de sobremesa uma cestinha de banana com sorvete de canela. Nota 7 para o almoço como um todo. A beringela não chegou tão quente, o porco um pouco duro, a banana poderia estar um pouco mais madura… peraí… será que estou exigente demais?!!!! Agora justiça seja feita, nota 10 para o fato de estar acompanhada de minha mãe e de dois queridos irmãos.
Você sabe como conseguir um exemplar (mesmo xerox) do livro que você citou, de Lourdinha Bastos Monteiro? Tinha uma xerox dele já velhinho pois consultava bastante, mas amava e quando me mudei de Recife pra Brasília foi extraviado. Gostaria muito de adquirir um exemplar, nem que seja xerox.