Semana Santa em Recife – Parte 2

No quarto dia de orgia gastronômica em Recife, lá fomos nós, eu e Sérgio, comprar um peixe no Mercado da Encruzilhada, construído em 1824, ainda mais antigo que o de Casa Amarela. Compramos um Dentão de 6,900 kg. Gigante né?! Tinha que ser, afinal, teríamos muitos convidados nesse dia.

Peixeiro limpa o Dentão no Mercado da Encruzilhada

Quando chegamos em casa, Sérgio o lavou bem lavadinho, temperou com limão, sal, pimenta do reino e fatias de alho enfiadas por todo o seu corpo (dica dele!). À parte, preparei um molho de tahine, com limão, azeite, alho,sal e um pouco de água. Assamos no forno (finalizamos com salsinha picada por cima), e servimos acompanhado de batatas e beringelas assadas com o mesmo molho de tahine e um cuscuz marroquino ao pesto de manjericão, com amêndoas tostadas. A saladinha foi só pra “amenizar”, rsrsrs.

Dentão ao tahine, com batatas, beringelas, cuscuz marroquino ao pesto e salada verde

Para a sobremesa, minha mãe preparou seu delicioso “creme gelado de chocolate com creme de baunilha”. Meu Deus, uma glória! Isto porque eu nem gosto tanto assim de chocolate. Este, tenho obrigação de dividir com vocês. É uma receita que está num livro (de 1975) que desde que eu me entendo de gente que minha mãe o tem (e eu tenho uma cópia xerox desde que casei, foi meu primeiro livro de culinária), cuja autora é pernambucana chamada Lourdinha Bastos Monteiro. Segue a receita:

Creme gelado de chocolate com creme de baunilha

Creme gelado de chocolate

Ingredientes: 5 ovos – o mesmo peso dos ovos de açúcar, de manteiga e de chocolate em pó ou nescau – 1 colher sopa de água – 1 colher sopa de maizena.

Modo de preparo: Juntam-se o açúcar, o chocolate, a manteiga e a água e aquece-se ligeiramente, mexendo bem. Retire do fogo, junte as gemas, uma a uma, mexendo continuamente até ficar um creme liso. Junte então a maizena. Bata as claras em neve bem firme e junte ao creme. Despeje em uma forma de buraco bem untada com manteiga e cozinhe em banho-maria. Serve-se bem gelado com o creme de baunilha.

Creme de baunilha

Ingredientes: 1 litro de leite – 5 gemas – 2 colheres de sopa rasas de maizena – 4 colheres sopa de açúcar – 1 colher chá de essência de baunilha – sal a gosto.

Modo de preparo: Leva-se tudo ao fogo (exceto a baunilha), mexendo sempre até ficar um creme ralo. Ao sair do fogo, põe-se a baunilha, depois leva-se à geladeira. Servir com o creme gelado de chocolate.

Impossível não gostar!! Acreditem!!

No último dia da minha estada, para nos darmos um pouco de descanso, fomos a um restaurante chamado Pantagruel, em Casa Forte. Estava acontecendo o “Pernambuco Restaurante Week” e pedimos o menu oferecido para a ocasião, que era uma beringela à parmegiana, um lombo de porco com molho de mostarda e mel e batatas gratinadas, e de sobremesa uma cestinha de banana com sorvete de canela. Nota 7 para o almoço como um todo. A beringela não chegou tão quente, o porco um pouco duro, a banana poderia estar um pouco mais madura… peraí… será que estou exigente demais?!!!! Agora justiça seja feita, nota 10 para o fato de estar acompanhada de minha mãe e de dois queridos irmãos.

Beringela à parmegiana

Lombo de porco com mostarda e mel e batata gratinada

Cestinha de banana com sorvete de canela

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s