Fazer malas, conferir o check list, fazer unhas, cabelo, agendar os pagamentos do mês, fazer as últimas recomendações aos filhos que ficam… este é um ritual que já conheço e que me deixa extremamente ansiosa, sem conseguir dormir direito, pelo menos uma semana antes da viagem. Ontem, véspera da viagem, com mala pela metade, fui pra cozinha relaxar. Isso mesmo, na cozinha eu relaxo. Resolvi fazer um prato que faço de vez em quando, é fácil, rapido, saboroso e todos gostam. Um risotto de camarão e alho poró. Vou compartilhar esta receita com vcs, pois tenho certeza que irão gostar. Ótima sugestão para um domingo…
Risotto de camarão com alho poró
Ingredientes
400 g de arroz arbóreo (italiano)
1,5 kg de camarões cinzas, graúdos, pesados com cabeça e casca, depois limpar tudo e reservar metade das cascas que sobraram
1 tomate, 1 cebola, umas rodelas da parte mais verde do alho poró, 1 cenoura pequena (estes ingredientes são para o caldo)
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
1 talo de alho poró, cortado em rodelas
1 taça de vinho branco (usei um argentino, chardonnay, chamado Fincas Privadas)
pimenta do reino, sal a gosto
azeite para fritar o camarão
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa cheias de queijo parmesão
Modo de preparo:
Primeiro eu faço um caldo de camarão simples, com a metade das cascas e cabeças, o tomate picado grosso, a cebola em pequenos pedaços, fatias de alho poró, pedacinhos de cenoura. Água bastante, mais ou menos 2 litros. Deixa cozinhar por uns 20 ou 25 min. Depois coa e reserva.
Temperar os camarões já limpos com 2 dentes de alho bem picados, pimenta do reino moída na hora, sal. Deixar tomar um pouco de gosto. Enquanto isso pique a cebola e o alho restante para o risotto.
Frite os camarões, aos poucos para não criar água, numa frigideira grande com azeite. Deixar dourar levemente. Reserve.
Na panela onde será feito o risotto, fritar a cebola com o alho em azeite. Acrescentar o arroz e refogar um pouco. Acrescentar o vinho branco e deixar o arroz absorver. Acrescentar o alho poró em rodelas e um pouco do caldo de camarão reservado. A partir daí não se deve deixar de mexer e sempre que for secando o arroz, acrescentar mais um pouco do caldo de camarão. Ele leva em torno de 20 minutos pra ficar “al dente”, mas vc pode ir experimentando pra deixar no ponto que vc preferir. Quando estiver perto de terminar o cozimento, acrescentar os camarões e depois o queijo ralado. Acertar o sal. Desligar o fogo e botar a manteiga em cubinhos, gelada. Mexer até derreter e servir imediatamente.
Observem como fica um prato bonito… daí é só botar um pouco de queijo ralado na hora por cima, ou pimenta do reino, azeite se preferir, e saborear…
E como eu estava na cozinha pra relaxar, aproveitei para saborear uma cerveja deliciosa que ganhei de presente de um querido casal de amigos, Augusto e Sueli. É uma cerveja tradicional da Alemanha, fabricada em Munich, desde o século XVII, adivinhem por quem??!!!…… pelos monges, claro, afinal, eles que criaram e sofisticaram tudo que existe de bom, como cerveja, vinho, champagne, queijos… e era para uso nos monastérios…
Fiquem com Deus, e até a próxima!
Lú,
Achei excelente esse prato pra um domingão como vc sugeriu… espero que venham várias vésperas de viagem para nos brindar com essas receitas deliciosas de ver e de comer.
Vou tentar fazer e depois comento o resultado por aqui.
Bjão
Robinho