Aula de Cozinha Japonesa – 29/09/11

Pra quem é fã da comida japonesa, certamente iria delirar nesta aula!!!!

O Chef Paulo Araújo (cerarense!), do  Nori, restaurante japonês que tem no 4º piso do Shopping Leblon, deu a primeira aula de cozinha japonesa no dia 28, que foi a que eu perdi. Ele é o responsável pelos pratos quentes do restaurante. Nesta primeira aula, foi preparado o molho Teriaki (aquele mais encorpado, meio doce, meio salgado) e a sopa Missoshiru. Ele se formou em gastronomia na UNIRIO, o mesmo curso que estou fazendo.

A segunda aula de cozinha japonesa (esta que registro aqui) foi ministrada pelo Chef Chiquinho (isso mesmo!!), que é responsável pelos pratos frios. Graaaaaande chef! A aula foi show! Pena que minha câmera já estava no finalzinho da bateria e não pude  filmar tudo que eu gostaria. Como existem muitas técnicas diferentes para se fazer todos aqueles temakis, uramakis, sushis, sashimis, etc, o mais importante termina sendo acompanhar o preparo de cada um.

Não sei se vcs sabem, mas o sushi tem origens bem remotas… Os peixes (que sempre foram largamente consumidos no Japão) eram antigamente conservados em arroz (que também é alimento tradicionalíssimo lá). Eles eram salgados e acondicionados em camadas de arroz, que fermentava naturalmente, dando um sabor ácido ao peixe e conservando-o por mais tempo. Por volta do século XIV eles começaram a consumir o peixe juntamente com o arroz, antes que este fermentasse. Foi a partir daí que se originou o sushi que conhecemos hoje.

Sushi de salmão e atum

Sushi de camarão

Aqui no Brasil, os sushimen usaram a criatividade e começaram a utilizar produtos nacionais para fazerem os mais diversos tipos de sushi (com morango, abacate, manga, beringela, tomate seco e por aí vai). Segundo o Chef Paulo, no Ceará fazem sushi até de caranguejo, não é fantástico?!! Eu nunca comi e agora vou ficar sonhando com ele… O caranguejo tem tudo a ver com minha memória gustativa de infância e adolescência em Recife! Sou apaixonada. Quando vamos lá de férias, eu e meu marido, já vou no avião enchendo o saco: “temos que arrumar um tempinho pra comer caranguejo tá?”, rsrsrs. Mas voltando… não tenho muito mais o que escrever, mas tenho imagens pra mostrar. Seguem as fotos das iguarias que preparamos.

Uramaki Califórnia: com kani, pepino e manga

Prato que meu grupo preparou: sushis diversos, sashimis e uramakis (enrolados ao contrário: o arroz é por fora e a alga por dentro)

O famoso Hot Filadélfia, empanado de salmão, com cream cheese, cebolinha e alga (nori)

Eu e o Chef Chiquinho!

Observem a fartura de sushis e sashimis!!!

A quem interessar, o SENAC dará um curso em outubro de cozinha japonesa, mais especificamente de Sushi e Sashimi, na Unidade Barra. Mais informações clique aqui. Eu já fiz um curso de cozinha japonesa (quente) no SENAC, e a experiência foi ótima. Recomendo! Abraços!

Anúncios

Um pensamento sobre “Aula de Cozinha Japonesa – 29/09/11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s