Aula de Cozinha Grega

Olá pessoal!!

Vou inaugurar meu blog com este primeiro post sobre uma aula que tive ontem na faculdade sobre a cozinha grega. O Alexsandro Roppe (Alex) foi nosso professor, muito legal por sinal. Fizemos cinco receitas diferentes, duas entradas, um prato principal e duas sobremesas. A cozinha grega é simples e aromática, como toda culinária mediterrânea, e recebeu influências turcas, árabes e italianas. Não poderia dar errado né?!!

O Chef, ao centro, eu, à direita dele e algumas de minhas colegas de turma (Antonio, Cris, Laura, Lili, Thaissa e Ivany..

O Chef, ao centro, eu, à direita dele e algumas de minhas colegas de turma (Antonio, Cris, Laura, Lili, Thaissa e Ivany..

Eu e Claudinho estivemos na Grécia no ano passado e pude experimentar “in loco” as maravilhas que fazem naquela terra.  Como tenho sangue árabe, me identifiquei totalmente com os sabores das comidas. Os frutos do mar, legumes, cereais e carnes de carneiro, caça, aves, são o forte daquela cozinha. Praticamente não comem carne de boi, até porque não há espaço para criações bovinas. O azeite está sempre presente, claro. Não há grandes investimentos em sobremesas, sendo o iogurte, ou coalhada, o que eles mais comem, acompanhada de mel (delicioso) ou geléias de frutas. Por falar em frutas, eles adoram o limão (usam em pratos salgados e doces), frutas cítricas de um modo geral, além das frutas secas, principalmente amêndoas, pistaches e nozes.

DSC01906

Massa folhada com recheio de queijo feta, espinafre e hortelã

Enfim, ontem preparamos uma entrada de massa folhada recheada de queijo feta, espinafre e hortelã (Spnakotiropita). Outra entrada que fizemos consistia em berinjelas gratinadas, com molho bechamel e queijo parmesão.

Beringela gratinada

Berinjela recheada e gratinada

Para o prato principal, preparamos  lulas recheadas (Kalamarika Yemista), com arroz, lula e outros temperos (páprica, alho, passas brancas), com molho de tomate.

Lulas recheadas

Lulas recheadas

De sobremesa, um bolo feito com semolina (que achei bastante sem graça, chamado Revani), servido com calda de limão e uns biscoitos com gosto de quero-mais, feitos com amêndoas e mel. Meus filhos adoraram este último!!

Bolo de semolina

Bolo de semolina – Revani

Biscoito de baunilha e amêndoa

Biscoito de baunilha,  amêndoas e mel

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Aula de Cozinha Grega

  1. Brima, essa receita de Chich-Barak da sua avó é simplesmente divina, um dos melhores pratos que tive a sorte de saborear, preparado aqui em casa pelo seu mano Hissa Mussa…. que sorte ter uma Brima agora super-especialista em gastronomia árabe!!!!
    Parabens!!!

    • Super-especialista, é? Hahahahaha, nem tanto primo. Vc é um privilegiado em ter conhecido aquele prato que minha vó fazia, realmente é muito especial. Ainda mais feito por meu mano Hissa, que é maravilhoso na cozinha. Vamos marcar outra orelhada qualquer dia desses!! Bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s